Mucuri: Carlos Simões inaugura uma moderna Creche Pró-Infância no início das aulas em Itabatã

0

O prefeito José Carlos Simões (PDT) inaugurou no final da tarde desta sexta-feira (14/02), uma nova e moderna edificação pública da Creche Criança Feliz, situada na esquina da Rua Amazonas com a Avenida Itapetinga, no bairro Gazzinelândia em Itabatã, distrito do município de Mucuri. A nova Creche Municipal Criança Feliz funcionava antes num imóvel alugado na Rua Rio Peruípe nº 21 no bairro Triangulo Leal. A nova sede da Creche Criança Feliz está na mesma região urbana, embora do outro lado sul da Avenida Marieta Gazzinelli, mas continua atendendo crianças dos bairros circunvizinhos, onde os alunos da região terão uma creche mais próxima dos seus lares, facilitando o dia a dia de suas famílias também.

O prefeito Carlos Simões inaugurou a Creche Criança Feliz ao lado do presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PSC); do comandante da 89ª CIPM, major Anilton Almeida; da secretária Municipal de Educação Ronilzia Guerra Jardim; da diretora da Creche Criança Feliz Roshirlane Barbosa Brito Silva, demais secretários municipais, vereadores, professores e pais de alunos. Enquanto acontecia o cerimonial as crianças se divertiram durante toda a tarde com pula-pula, pipoca, algodão-doce e explorando cada cantinho de uma Creche que foi pensada e construída especialmente para elas. O prefeito Carlos Simões pontuou que a obra estava parada há 12 anos e foi retomada graças ao esforço da sua administração que restabeleceu a sua edificação com recursos próprios do município num valor orçado em 225 mil no padrão MEC Tipo-1, com capacidade para atender 180 crianças com conforto e segurança nas suas 10 salas de aula. Em parceria com o Ministério da Educação a Prefeitura de Mucuri conquistou toda a mobília da Creche Criança Feliz e o município fez a entrega dos uniformes das crianças e dos servidores. Conforme o prefeito Carlos Simões a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro-Infância), no município de Mucuri, possui hoje mais de 800 crianças matriculadas nas creches do seu território e festejou a outorga do Prêmio Nacional PVE – Parceria pela Valorização da Educação, em que o município recebeu com a Rede Mob Jovem, desenvolvida em 2019.

O prefeito Carlos Simões reforçou a importância de mais esta conquista da sua administração. “Este momento que estamos vivendo é único. Tudo começa pela educação e a nossa gestão tem a educação básica como prioridade. Fazer política é olhar para o presente e para o futuro. As crianças são o nosso futuro. Estamos ampliando as vagas na educação infantil e, consequentemente, gerando mais empregos. Em breve já estaremos também inaugurando uma nova Creche Pró-Infância no distrito de Taquarinha. Quando assumimos o governo, nós tínhamos apenas 258 crianças nas creches e hoje já chegamos ao número de 810 crianças matriculadas em creches, porque aumentamos salas de aulas, criamos anexos e estamos inaugurando novas unidades. É a educação transformando crianças, famílias e vidas. O novo e moderno espaço educacional da Creche Criança Feliz foi dividido em cinco blocos, distribuídos entre as funções administrativas, de serviços e multiuso e blocos pedagógicos, um pátio coberto e área externa para lazer”, festejou Carlos Simões.

No bloco administrativo ficará a secretaria da escola, sala dos professores, diretoria, almoxarifado e sanitários masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiários masculino e feminino, despensa, cozinha, bufê e lactário. O bloco da creche, para crianças até três anos de idade, tem fraldário, sanitário e áreas de atividades, repouso, alimentação e solário. Já o bloco da pré-escola, para crianças de quatro e cinco anos, tem espaço de atividades, repouso e solário. A complementação dos espaços para esses estudantes está no bloco multiuso que tem sala, sanitários para meninos e meninas, sanitários para adultos e para pessoas com deficiências, sala de informática e telefone.

A moradora Ana Paula dos Santos Américo que é mãe de duas crianças da Creche Criança Feliz, para ela, ver os filhos dando os primeiros passos numa Creche que mais parece escola particular, perto de casa e com todo conforto e qualidade, é um o sonho. “A escola está muito bonita. As salas são modernas. Está super aprovada. Quero parabenizar o Doutor Carlos Simões por cuidar das pessoas, por esse amor tão envolvido com o ser humano. Quero te parabenizar por priorizar a educação infantil, fase em que se inicia o aprendizado e as descobertas. Proporcionando as crianças uma infância digna e feliz, propondo transformar Itabatã na Capital da Primeira Infância. E parabéns por ser um destaque nacional, pelo excelente trabalho realizado, o que muito orgulha o povo do município de Mucuri”, enalteceu a mãe Ana Paula.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Xandão Seixas, disse que entende que a creche é um direito social imprescindível às famílias de baixa renda, sem o qual o trabalho de muitas pessoas restaria inviabilizado: “É uma honra participar dessa inauguração, pois a Creche tem um grande valor e ocupação social. Essa Creche é muito especial, porque o Doutor Carlos Simões cumpre mais um compromisso que fez com pais e mães de Itabatã. Ele tem provado o seu comprometimento com a qualidade da educação, o cuidado que tem demonstrado em relação aos professores, a qualidade do ensino e dos equipamentos que as escolas têm, as referências que hoje a gente tem no município, com relação a toda qualidade que o município oferece para as nossas crianças. Então, inaugurar uma Creche é sempre uma imensa satisfação. Ainda tem muita coisa para acontecer esse ano e para gente é comemorar a questão da educação que é sempre prioridade no município no município de Mucuri. O Doutor Carlos Simões lhe parabenizo pela conclusão da obra, visto que muitos outros municípios não concluíram as suas creches. Com certeza as mães e filhos farão bom uso desta obra pública e deste trabalho social que hoje foi entregue à população de Itabatã”, destacou o presidente Xandão.

A secretária Municipal de Educação Ronilzia Guerra Jardim, disse que o distrito de Itabatã esperava ansioso por esse dia. “A população de Itabatã esperava ansiosa por esse momento singular, porque sabia que o Doutor Carlos Simões entregaria esta obra fascinante para a educação infantil, setor que ele tem sido um grande parceiro, com olhar atento para as necessidades do município de Mucuri, visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas, com a melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil. A Creche Criança Feliz é inaugurada com maravilhosos espaços de lazer e recreação para os pequenos, salas pedagogicamente pensadas para o estímulo sensorial e, assim, fomentar o aprendizado das crianças em fase de explorar o meio ambiente para construir saberes e desenvolver habilidades e, além disso, a creche é dotada de ambiente especial para a aprendizagem das crianças, como: Salas de aulas, sanitários, fraldário, recreio coberto, refeitório, entre outros ambientes que permitem as atividades pedagógicas”, destacou a secretária Ronilzia Guerra.

A pedagoga diretora da Creche Criança Feliz Roshirlane Barbosa Brito Silva, diretora da Creche Criança Feliz, fez questão de lembrar que creche de tempo integral funcionava precariamente em uma casa e atendia cerca de 70 crianças. “Agora, tudo mudou!  O novo espaço poderá acolher, com conforto e segurança um público de 180 crianças, entre 1 ano e 6 meses até 5 anos, oriundas de diversos bairros circunvizinhos. É com imensa satisfação que iniciamos o ano letivo de 2020, com abertura oficial e funcionamento da Creche Criança Feliz que já começa com 125 crianças matriculadas em 8 salas em funcionamento e ainda restam outras duas salas que ainda serão ativadas. Acreditamos que a qualidade na educação infantil, é determinante para o projeto das trajetórias escolares das crianças. Temos um espaço amplo alegre e acolhedor, que tem como principal objetivo cuidar e educar a crianças estimulando seu desenvolvimento humano. Peço aos pais que fiquem tranquilos, pois as crianças serão bem cuidadas por todos, desde os vigias até as coordenadoras, com respeito, carinho e responsabilidade”, ressaltou a diretora Roshirlane Barbosa que concluiu homenageando o prefeito Carlos Simões e a secretária Ronilzia Guerra. (Por Athylla Borborema).

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here