Com crescimento de bancada, PP aumenta “poder de barganha” nas principais comissões na AL-BA

0

O PP na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) já comemora a condição de maior ou segunda maior bancada no Parlamento com as novas adesões por conta da cláusula de barreira – elegeu sete e tende a atrair três ou quatro novos quadros. Atualmente, a maior bancada na Corte das Leis está nas mãos do PT com 10 parlamentares eleitos, seguida pelo PSD com 9.

Nesse contexto, a legenda, comandada pelo vice-governador João Leão, já sinaliza para a ampliação da participação nas principais comissões, alegando o critério da proporcionalidade, conforme manda o regimento. O fato, pode levar a uma nova queda de braço entre aliados pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Finanças, as principais da Casa.

A CCJ, por exemplo, já é dada como certa para permanecer sob o comando do PT e, conforme especulado, já teria substituto para Rosemberg Pinto: o deputado Zé Raimundo.

“Com a simpatia declarada ao PP de três deputados [Júnior Muniz, Jurandy Oliveira e Dal] que virão de partidos que não atingiram à cláusula de barreira o nosso partido elevaria a bancada para 10 deputados e caminha para o status de maior ou segunda maior bancada e, com isso  é natural ter participação maior nas comissões, conforme consta no regimento”, admitiu o líder do PP na AL-BA, deputado Robinho, em conversa com o BNews.

Robinho, entretanto, não negou que se trata de uma regra que pode ser flexibilizada, como se abrir mão de um colegiado em troca de outro. “Mas o normal é que o partido maior tenha um número maior de comissões, mais força, maior poder de barganha”, reforçou.

Questionado sobre os espaços e nomes para ocupá-los, o líder afirmou que o recesso parlamentar teria dispersado as negociações, que serão retomadas no final do mês.

Ele ponderou, no entanto, que no âmbito do PP é de conhecimento de todos que Eduardo Sales é um “apaixonado” pelo setor de agricultura. “Eu pelo territorial, por sonhar com a questão da emancipação. Ou seja, cada um deve buscar os espaços que os aproximam dos interesses das suas bases eleitorais e levando isso em conta pode haver acordos”, afirmou.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here