Túnel licenciado pela Prefeitura de Mucuri vai tirar tráfego de carretas madeireiras da BR-101

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Um túnel licenciado no primeiro semestre deste ano de 2021 pela Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), propõe acabar com o tráfego de carretas que transportam madeira na rodovia BR-101, especialmente no trecho entre Teixeira de Freitas e o parque fabril da Suzano, que fica próximo a Itabatã.

“O processo de licenciamento, desde a Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação (LI) não foi fácil, pois além do reconhecimento de utilidade pública por parte do município, requisito exigido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a Suzano precisou obter autorizações de duas operadoras de telefonia celular, que passam sistemas de fibra óptica no local, além de chancela e publicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Após todo este trâmite legal, enfim pudemos licenciar e a Suzano já está executando a obra”, informa o secretário de Meio Ambiente, Ronildo Brito.O túnel, após pronto, vai viabilizar a passagem das carretas da Suzano por baixo da BR-101, próximo ao trevo que dá acesso a Mucuri. Os veículos, segundo a Suzano, vão trafegar por uma malha viária terrestre própria da empresa, ligando Teixeira de Freitas, passando por Caravelas e Nova Viçosa, até a chegada à empresa papeleira. “Quando discutimos e viabilizamos esta obra com a Suzano, o nosso objetivo foi “desafogar” o tráfego nas nossas rodovias, especialmente na BR-101. Com a retirada deste tráfego, esperamos mais segurança e melhor conservação da nossa malha viária”, comenta o prefeito de Mucuri, Roberto Figueiredo ‘Robertinho’ (DEM).

Liner

O túnel que está em execução por parte da Suzano em Mucuri é do modelo Liner, sistema não destrutivo composto por chapas de aço, que permite a construção sem interferir na superfície ou no tráfego. No túnel liner a escavação é feita por etapas e na medida em que se avança são instaladas as chapas metálicas, que cumprem a função de revestimento e contenção. Segundo cálculos, a técnica permite escavações com avanço modular de 0,46 m ou 0,50 m e progressão rápida. Isso porque, a cada novo segmento montado de túnel é possível a imediata escavação do anel seguinte.

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