Apoiadora de Bolsonaro, Eliana Calmon vê indício “muito forte” para processo de impeachment

0

Jurista, além de ser a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon está dividida entre Sérgio Moro e Jair Bolsonaro. Apoiadora do Governo Federal, ela afirma que existem fortes indícios para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente.

Logo após pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Moro divulgou um print de uma conversa com Bolsonaro. Segundo ele, o diálogo comprovaria a interferência política na Polícia Federal. “Acho que, a ser comprovado os fatos que foram revelados, há um indício muito forte para dar início a um processo. Muito forte”, avalia Eliana.

Apesar do episódio, ela não retira o apoio ao Palácio do Planalto. “Apoio o governo, é um governo eleito por ampla maioria. Ele tem um time de ministros da melhor qualidade, que não são políticos, que são técnicos e vêm fazendo um belíssimo governo. A prova que o governo está acertando é justamente esta loucura que foi no parlamento a tentativa de  retorno ao que era antes”.

Para Eliana, a PF saiu fortalecida diante das declarações de Moro e não corre risco de aparelhamento político. Ela defende a autonomia da corporação. “No momento em que for preciso fazer a investigação de pessoas próximas do chefe do Executivo, é preciso que ela tenha independência. Se ela não tiver independência, são pessoas que ficam acima do bem e do mal.”

Leia a entrevista:

BNews – O que achou da demissão do Ministro Sérgio Moro?

Eliana Calmon – Fiquei muito impactada porque era apoiadora do governo e tenho uma certa aproximação com Moro, de forma que isso me impactou duplamente. Vejo com muita preocupação. Eu conheço bem Moro. Acho que ele é um homem sério e muito correto. Ele não faria absolutamente aquelas declarações sem ter uma base para fazê-la. Acredito que ele, como jurista que é, responsável que é, tenha condições de comprovar tudo o que ele disse. Isso me deixa impactada na medida em que as declarações foram muito fortes contra o presidente. Estou ainda aguardando o desenrolar dos acontecimentos. O inquérito foi imediatamente aberto e acredito tudo será bastante esclarecido.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here