O asfalto está ligando a BA-290 ao povoado de Ferraznópolis em Caravelas

0

Já estão bem adiantadas as obras que farão a ligação do povoado de Ferraznópolis via asfalto até a BA-290. Ferraznópolis é um povoamento pertencente ao município de Caravelas e que possui uma particularidade geográfica curiosa, uma avenida no meio da localidade divide a comunidade. Do lado sul é Ferraznópolis, no território de Caravelas (com 65% da população) e do lado norte é Juracitaba, no município de Medeiros Neto (com 35% dos habitantes. O local é muito próximo da cidade de Medeiros Neto, cerca de 15 quilômetros, embora a parte sul do povoamento (Ferraznópolis) fique a 140 quilômetros da sua sede, Caravelas.

O povoamento fica a 1 quilômetro aos fundos da Usina de Álcool Santa Maria, que por sinal a Destilaria de Álcool está também 100% dentro do território de Caravelas desde sempre. O município de Caravelas se compara ao mapa do país do Chille, é totalmente cumprindo, mede de largura na proporcionalidade cerca de 15 quilômetros, mas possui uma extensão retangular de 190 quilômetros, ligando o oceano atlântico até quase a divisa com Minas Gerais, tanto que o seu território chega a recepcionar todo o novo bairro criado a pouco menos de 10 anos, após o bairro Uldurico Pinto, no alto da zona sul da cidade de Medeiros Neto.

A obra do asfalto que ligará a BA-290 ao povoado de Ferraznópolis e consequentemente ao distrito de Juracitaba, está sendo construída pelo Governo da Bahia. Segundo o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho a obra tem 1 quilômetro e 150 metros de extensão na via de ligação e mais uma obra de 550 metros de asfalto que contemplará a mão dupla da principal avenida de ambos os povoados que divide os territórios de Caravelas e Medeiros Neto por meio das suas povoações Ferraznópolis e Juracitaba. O valor do investimento está orçado em R$ 1.411.966,42.Aliás o atual prefeito Silvio Ramalho tem dado uma importância muito grande para os limites divisórios do município de Caravelas, para a história cultural e geográfica do município, numa demonstração clara de sensibilidade e importância com a historiografia do seu território que guarda tesouros eternos nas suas diversas culturas. Afinal de contas, Caravelas é um dos mais importantes municípios brasileiros e precisa proteger seus extensos limites, demarcações, identidades visuais e seus monumentos, casarões, estações da linha férrea, a arte natural e suas mais variadas manifestações.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here