Energia Eólica: Xandão encaminha ofícios ao presidente Jair Bolsonaro e ao governador Rui Costa

0

Depois de apresentar na Câmara Municipal de Mucuri a Indicação Nº 099/2019, durante reunião de 22 de outubro, na qual defendeu a retomada dos contatos junto ao Governo da Bahia e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para reativação do projeto de geração de energia denominado ‘Parque Eólico BA-2’ Costa Dourada”, o presidente Alexandre Deolinda Seixas, o Xandão Seixas, decidiu encaminhar ofícios ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao governador da Bahia, Rui Costa, em forma de apelo.

Nos dois documentos, com o mesmo teor, Xandão lembra que o projeto de geração de energia chegou a ser licitado e autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 26/12/2001, com capacidade de geração de energia de 99,5 Megawatts, capaz de atender a demanda de uma população de 600 mil habitantes, aproximadamente 15 vezes a população de Mucuri.

O fato é que já se passaram quase 20 anos, e não se teve mais nenhuma notícia relativa ao projeto, que teve sua autorização de início das obras publicada pela ANEEL, juntamente com mais 23 usinas eólicas que ampliariam em 1.907 Megawatts a capacidade de geração do País, de acordo com informações da própria ANEEL.

Dados atualizados em setembro deste ano mostram que a Bahia é o estado campeão nacional em geração de energia eólica. Em número de parques eólicos, existem 160 em operação e na comercialização de projetos. A geração de energia eólica na Bahia cresceu 49,9% somente no primeiro semestre de 2019, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Xandão conclui argumentando que a região de Costa Dourada, ponto mais meridional da Bahia, na divisa com o estado do Espírito Santo, possui grande potencial para gerar energia eólica, por isso faz o apelo diretamente ao presidente da República e ao governador da Bahia, para que determinem estudos visando à retomada do projeto, que já tem todos os dados e pormenores técnicos de amplo conhecimento da ANEEL. (Por Ademir JR)

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here