Camara de Mucuri homenageia 89ª companhia independente e CAEMA

0

Todos os Vereadores de Mucuri assinaram as Moções de Aplauso nº 002 e 003/2019, aprovadas na Reunião Ordinária desta terça-feira (27), que reconhecem o eficiente trabalho de combate à violência e à criminalidade desenvolvido pelos integrantes da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia (89ª CIPM) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE–Mata Atlântica, também conhecida como Caema.

Representando os comandos das duas unidades, estiveram presentes o capitão PM Fabiano Santos Lima (89ª CIPM) e o capitão PM Demerval Mota Lima Júnior (CIPE-CAEMA), acompanhados de seus comandados.

Ao cap Demerval, também foi entregue o título de Cidadão Mucuriense, comenda aprovada pela Câmara desde 2017, autoria  de todos os Vereadores, quando o Vereador José Mendes Fontoura era o presidente da Mesa Diretora.

As homenagens foram entregues pelo presidente da Câmara, Alexandre Deolinda Seixas, e demais Vereadores.

Veja a íntegra das duas moções.

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 002/2019

89ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DA BAHIA

A insegurança tem afrontado a sociedade com sua astúcia, malícia e artifícios indesejados que precisam ser combatidos diariamente. Violência, drogas e corrupção têm furtado das famílias a oportunidade de sonhar com dias melhores. Mas existe uma grande esperança diante deste cenário de desencontros: a Polícia Militar; entidade respeitada, honrada, composta por homens e mulheres de coragem e força, que tiram fôlego do Altíssimo para garantir a todas as pessoas de bem o direito de ir e vir, de conviver e acima de tudo, o direito de viver nesta selva globalizada.No Extremo Sul da Bahia a 89ª CIPM tem se destacado com seu policiamento ostensivo e comunitário, superando barreiras geográficas, materiais e imateriais, simplesmente com a persistência e altruísmo que movem a todos da Corporação. Sabemos que não é fácil exercer tão nobre sacerdócio e devoção numa região de tríplice fronteira, com investimentos insuficientes, população rotativa e de costumes diversos.

Uma sistemática única na Bahia e no Brasil que precisa ser criteriosamente decifrada para que seja compreendida e mensurada a virtuosa atividade exercida pela Polícia Militar nos municípios de Mucuri e Nova Viçosa, através da 89ª CIPM.A Casa do Cidadão, através da presente moção, visa reconhecer a relevada atuação da 89ª CIPM na segurança pública, garantindo a todos os cidadãos e cidadãs a preservação da ordem pública, a manutenção da segurança individual, a prevenção e enfrentamento da criminalidade, bem como, a conservação dos bons costumes. Diante a tantos empecilhos, é uma dádiva para a população saber que existem homens e mulheres nas ruas, tomando suas fardas como escudos, tornando – os verdadeiros sentinelas do bem estar comum e da salvaguarda dos direitos individuais e coletivos.

Observamos que o advento da 89ª CIPM trouxe maior e melhor aparelhamento dos policiais, e, sabemos que as demandas são crescentes em razão da marginalidade que não dá brecha, alastrando de maneira exacerbada entre as famílias e pessoas de bem.

Todavia, temos a certeza que o empenho de todos que compõem a Companhia Independente e toda Polícia Militar, com o apoio da sociedade, Poder Público e aqueles que desejam erradicar este mal de uma vez por todas de nossa comunidade nos motiva a persistir e a lutar.

E continuaremos a reivindicar cada vez mais ações de todas as esferas do Poder Público e da iniciativa privada para fortalecer o trabalho humanitário que a Polícia desenvolve em prol de todos nós.

Diante o reconhecimento conferido a 89ª CIPM, não poderíamos deixar de mencionar o passamento do soldado PM Diego Souza, que em 22 de agosto de 2019, deixou de compor tão honrada Companhia. O sacerdócio militar e os desafios enfrentados possuem melindres que só aqueles que ornam a farda conhecem, recaindo sob teus ombros uma pressão incomensurável que assombra e expõe os policiais a circunstâncias e fatores psicossociais que não conseguimos compreender. Mas nos faz refletir, nos ensinando que é preciso mais apoio, mais ação e mais respeito a Polícia Militar para que as famílias dos policiais permaneçam completas e abençoadas.

Manifestamos nossos sentimentos a toda Corporação, amigos e familiares; ao mesmo tempo, que aplaudimos o tempo de permanência do Soldado PM Diego Souza nesta cidade, se destacando em suas atividades militares.

Desta forma, concluímos pedindo a Deus que esteja abençoando a todos os integrantes da 89ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia, que nos honram com sua atuação, engajamento e bravura. Após a devida aprovação, que seja entregue a Comando da 89ª CIPM cópia desta Moção para registrar o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal.

MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 003 / 2019

CIPE–MATA ATLANTICA (CAEMA)

O município de Mucuri é contemplado com o policiamento especializado exercido pela Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica, conhecida como CAEMA, que desenvolve ações precisas para a conservação da ordem pública, assegurando a tranquilidade e o convívio harmônico de toda região.

Criada através da Lei Estadual nº 9.002, de 29 de janeiro de 2004, chegou para nossa região no mesmo ano e desde então participou ativamente da preservação da boa e regular convivência social, atuando ostensivamente no combate ao crime organizado, intervindo e gerenciando as crises que porventura aconteçam na região, além de reforçar o policiamento regular, quando necessário.

Formada por homens e mulheres dispostos a enfrentarem qualquer desafio, capacitados com treinamento específico para tal, rogamos a Deus que preserve a vida destes que colocam as suas próprias vidas em favor da coletividade. Reconhecemos a grandeza desta missão e acreditamos que a presença e atuação da CIPE – Mata Atlântica nesta região desde a sua implantação foi muito significativa, intervindo diretamente na trajetória dos 21 municípios contemplados com o policiamento especializado.

A missão desta Companhia é algo surreal: mais de 31.000 quilômetros quadrados com aproximadamente um milhão de pessoas para assegurar a conservação dos direitos coletivos e individuais, militando preventivamente para evitar o proliferamento do crime organizado, bem como, operando com exatidão quando necessário.

Com tamanha disposição para lidar com essa problemática, reconhecemos o entusiasmo da Cipe – Mata Atlântica e registramos nos anais mucurienses a audácia destes policiais que desafiam os quesitos geográficos, humanos, políticos e sociais para asseverarem os valores que acreditam e militam para auferir a suas consecuções, a exemplo da honra, respeito e a dignidade humana. Após a devida aprovação, que seja entregue a Companhia cópia desta Moção para registrar o reconhecimento do Poder Legislativo Municipal.

Câmara Municipal de Vereadores, em 23 de agosto de 2019.

Alexandre Deolinda Seixas (PSC)

Presidente

José Mendes Fontoura (MDB)

Vice-presidente

Aguinaldo Moreira da Silva

1ºSecretário

Itamar Siqueira Júnior (PDT)

2º Secretário

Adaias Pereira dos Santos (PDT)

Hélio Alvarenga Penha (PSDB)

Isaias Ferreira de Oliveira (PSC)

Jocélio Oliveira Brito (PSL)

Roberto Alves dos Santos (PP)

Roberto Barros Borges (MDB)

Roberto Correia Bastos (PP)

Rosilene Loures da Silva (PSC)

Saullo Souza Santos (PSL).

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here