Superalimentos que contribuem para a perda de peso e melhoram a saúde

0

Manter-se saudável e estar em dia com a balança pode não ser uma tarefa simples, principalmente para quem está iniciando o projeto de uma alimentação mais equilibrada. Mas a tarefa vem ganhando cada vez mais o reforço de superalimentos, que podem contribuir para a perda de peso, manter as taxas saudáveis e possibilitar mais disposição.

Laila Cavatti é nutricionista e explica que as lojas com produtos naturais oferecem uma diversidade de opções. “Atualmente é mais fácil encontra-los nessas lojas. São opções ricas em antioxidantes, em vitaminas, fibras, proteínas e com propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir e até tratar diversas doenças. O acompanhamento de um especialista é sempre recomendável, especialmente se houver consumo conjunto desses alimentos, já que tudo em exagero pode prejudicar”.

Amabile Biancardi, é proprietária de um empório de alimentos saudáveis e orgânicos e explica que a procura por alimentos saudáveis que podem substituir os que são agressivos a saúde, é alta. ” É o caso da kombucha, uma bebida fermentada bastante refrescante e saborosa que as pessoas estão tomando no lugar do refrigerante. Drágeas de chocolate com 70% cacau ajudam a saciar o desejo do doce e a ânsia de comer chocolate, são alguns exemplos”.

A nutricionista Laila Cavatti preparou uma lista com superalimentos em alta e que vêm contribuindo para o equilíbrio da saúde. Nesta matéria citaremos cinco deles ricos em fibras, vitaminas e proteínas.

1 – Açaí: é considerado um superalimento por ser rico em antioxidantes, antocianinas, Vitamina E e muitos fitoquímicos. Combate os radicais livres que causam o envelhecimento precoce; possui propriedades anti-inflamatórias, contém alto teor de lipídeos, como ômega-6 e ômega-9, contém alto teor de ferro e cálcio, muito indicado para portadores de osteoporose e anemia. Diminui os níveis de colesterol ruim, auxilia na prevenção do Mal de Alzheimer e aterosclerose. Rico em fibras melhora o funcionamento intestinal, possui propriedades energéticas e revigorantes. Por ser uma fruta mais calórica, deve ser consumida com moderação por aqueles que seguem dietas com restrição de calorias. Prefira os de produção artesanal. Sem adição de açúcares, xaropes ou conservantes.

2 – Cacau em pó: Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras. É um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) rico em fitoquímicos e flavonoides, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, auxilia no controle dos níveis do colesterol e da pressão arterial, sendo um grande aliado para a saúde do coração. Além disso, é fonte de triptofano – aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar.

3 – Chlorella: É um tipo de alga de água doce, que se destaca pela sua capacidade de proteger o organismo contra a poluição ambiental do mundo industrializado. Esta poderosa alga é considerada a mais completa fonte de todos os aminoácidos essenciais utilizados para a reparação muscular. Muitos pesquisadores consideram a chlorella um alimento completo, já que fornece vitaminas, gorduras boas, vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. Dentre seus benefícios podemos destacar: melhora do funcionamento do intestino, prevenção de anemia e diabetes, controla pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e contribui para o emagrecimento.

4 – Cúrcuma: Também conhecido como açafrão da terra, ela é altamente nutritiva, possui ação antisséptica, antibacteriana e anti-inflamatória devido ao composto bioativo, a curcumina. Para garantir melhor absorção dos seus benefícios, basta consumi-la juntamente com a pimenta preta, que contém a piperina, uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina. Contribui para o processo de destoxificação do fígado, importante para o tratamento e prevenção do câncer, do Alzheimer, Artrite Reumatoide etc.

5 – Goji Berry: Considerada um poderoso antioxidante para a longevidade. Rica em Vitana C, contribui para bom funcionamento do sistema imune. Também tem efeito naturalmente anti-inflamatório, antibacteriano e antifúngico, sendo considerada um tônico para os rins e para o fígado.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here