Especialista orienta como socorrer vítimas de engasgo e evitar morte por asfixia

0

Segundo o Ministério da Saúde, os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças de 1 a 9 anos, como quedas, engasgos, afogamento, intoxicação, queimaduras e acidentes no trânsito. Um exemplo, é o caso de uma criança de 1 ano e 9 meses, que morreu na tarde da segunda-feira (04), dias após se engasgar comendo pipoca, no município de Cariacica.

Alerta férias

O período de férias escolares está chegando e, é muito importante se preocupar com detalhes que podem garantir o bem-estar e saúde das crianças. Segundo a pediatra Gina Sgorlon, esta é uma época em que é registrado um aumento significativo de internações de crianças. “Eles precisam precisam estar a todo momento sob observação dos pais ou responsáveis”.

Engasgo 

Quando a pessoa engasga, o individuo começa a tossir e pode ter as vias aéreas totalmente bloqueadas. Enquanto a pessoa estiver tossindo, significa que a passagem de ar não está totalmente obstruída e você deve incentivá-la a continuar.

Como socorrer crianças? 

Diante de uma situação de engasgo, se a criança tiver em média até dois anos de idade, ela deve ser colocada sobre o braço, com a barriga para baixo. Em seguida, segure a cabeça da vítima utilizando o dedo indicador e médio, segurando o queixo dela. Após isso, dê cinco tapas entre os pulmões da criança, com a palma da mão aberta. Por fim, vire a vítima, e faça cinco massagens cardíacas com os dedos indicador e médio, e verifique se o objeto foi expelido. Caso a criança continue engasgada, repita a manobra até ela expelir o corpo estranho.

Primeiros socorros em adultos 

Caso haja o bloqueio completo, é necessário executar uma técnica chamada de Heimlich: esta técnica de primeiros socorros é ensinada aos policiais durante o curso de formação e é utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.

Confira o passo a passo da manobra

1- Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;

2- Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;

3- Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;

4- Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;

5- Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Alerta e cuidados 

– Não se deve alimentar uma criança quando ela estiver chorando, irritada ou com o corpo em movimento;

– Alimentos pequenos ou grandes, escorregadios e de difícil mastigação não devem ser dados para crianças menores de quatro anos;

– Frutas como pera e maçã também podem ser perigosas, já que não existe um processo de mastigação entre as crianças de até 02 anos de idade.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here