Agnaldo da Saúde apresenta Projeto que institui Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica

0

O presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) é o autor de uma proposição legislativa com um anteprojeto em anexo, aprovada pelo parlamento na sessão ordinária do último dia 27 de setembro de 2018 e encaminhada ao Poder Executivo Municipal para que encaminhe de volta ao Poder Legislativo um Projeto de Lei que instituí a POLITEC – Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica do Município de Teixeira de Freitas, na conformidade do anteprojeto aprovado.

Conforme o presidente Agnaldo da Saúde a instituição da POLITEC – Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica, define objetivos, instrumentos, princípios e diretrizes para a gestão integrada da ciência, tecnologia e empreendedorismo, visando promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e a inclusão social no município de Teixeira de Freitas. Acrescentando que cada vez mais, a busca pelo desenvolvimento econômico e social tem ensinado que este caminho tem como pontos fundamentais à ciência, à tecnologia e inovação.

Durante a sessão ordinária que a matéria tramitou professores e estudiosos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) acompanharam a apresentação do Anteprojeto. Para o professor doutor Vanderlei Souza, do Colegiado de Ciências e Tecnologias do Campus Paulo Freire da UFSB, a proposta legislativa do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa (Agnaldo da Saúde) surge como uma grande inovação e como suporte das instituições de ensino, porque os avanços nas áreas da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, apresentam-se cada vez mais, como alicerces das sociedades que tem buscado incessantemente o desenvolvimento baseado nas ações que resultam na era do conhecimento.

Para o autor da proposta, o vereador Agnaldo da Saúde, atualmente, o conhecimento cientifico avançado e as tecnologias estão sob o domínio de países que integram o centro mundial do poder, o que lhes garantem grandes vantagens sob os aspectos políticos, econômicos e social. De acordo com o parlamentar, cada vez mais, observa-se o papel relevante desempenhado pela ciência, tecnologia e inovação no estágio de desenvolvimento dos países. Aquelas nações que ao longo de seus processos evolutivos, tem investido na formação de cientistas e pesquisadores, hoje gozam de um maior destaque no cenário internacional, onde mercadorias e serviços com alta tecnologia tem vantagens comerciais por possuírem alto valor agregado.

Segundo o presidente Agnaldo da Saúde, os municípios que buscam avançar em ciência e tecnologia sempre transferem valor e promovem o bem geral. “As regiões que se desenvolveram fizeram da base do desenvolvimento cientifico e tecnológico a mola propulsora do desenvolvimento local. É preciso que o município de Teixeira de Freitas, promova eventos voltados as áreas de ciência e tecnologia, temos que construir mecanismos para preparar a sociedade em geral, disseminando e compartilhando conhecimentos, capacitar e qualificar as pessoas, principalmente o despertar dos estudantes que possivelmente possuem espirito empreendedor”, disse.

Para Agnaldo das Saúde, seu projeto nasce da necessidade de despertar o interesse de um povo sobre a importância da tecnologia  bem como, conscientizar o poder público sobre sua obrigação de desenvolver políticas públicas que venham de encontro à ampliar a melhoria produtiva de produtos e serviços, tendo a educação como base de fomento nas inovações, e nos leva a formular propostas  de implementação da política municipal de incentivo a inovação tecnológica em Teixeira de Freitas, com o intuito de oportunizar atividades em ambientes propícios para a troca de ideias, promovendo debates e estimulando o despertar de vocações cientificas e empreendedoras. (Por Athylla Borborema)

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here