Morre Temóteo Brito, o patriarca político de Teixeira de Freitas

    0

    Por Athylla Borborema

    Faleceu no início da manhã deste sábado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, 82 anos. Ele vinha enfrentando problemas de saúde desde o ano passado e no último dia 28 de março, ele foi internado no Hospital Sobrasa de Teixeira de Freitas por causa de uma hemorragia digestiva, mas a família foi recomendada a transferi-lo para Belo Horizonte, onde por volta das 07h da manhã de hoje (20/04), ele veio a falecer.

    Um Patriarca Político

    Temóteo Brito era do signo de Escorpião e, por isso possuía uma característica de pessoa intensa nas suas missões e de forte poder de liderança, de personalidade engraçada e piadista e, ao mesmo tempo, intenso nas suas decisões, direto e reto, trabalhador como um trator, homem que dormia tarde e acordava cedo. Um empreendedor nato e com um espírito aguçado de liderança tanto na vida privada quanto na sua trajetória política e, não foi por acaso que se tornou o principal fundador da cidade e patriarca político do município.

    Temóteo Brito nasceu em 9 de novembro de 1941, no município de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, mais precisamente no então distrito de Maiquinique, 20 anos antes da sua emancipada em 16 de julho de 1962 -, em Itapetinga cursou o ginásio no Colégio Estadual Alfredo Dutra em 1954 e concluiu o segundo grau em 1959 no Colégio Nossa Senhora da Vitória, no bairro do Canela, em Salvador e chegou ao então povoamento de Teixeira de Freitas, aos 25 anos, em 1964, onde testemunhou o fechamento da Estrada de Ferro Bahia-Minas em maio de 1966 pela qual locomotiva fez inúmeras viagens, testemunhou o nascimento da Rodovia BR-101 em 1972 e empreendeu durante o circuito da madeira na região.

    Família

    O político participou de todas as fases desenvolvimentistas da localidade desde quando se chamava São José, Perna Aberta e Mandiocal. O agropecuarista e político Temóteo Alves de Brito foi casado a vida inteira com Dalvani Coelho Brito, a “Dona Dalva” com quem teve três filhos e de quem nunca se separou oficialmente – Temóteo Brito teve 4 filhos Fabian Brito, Leonardo Brito, o “Léo Brito” (ex-prefeito de Alcobaça), Maria Selma Brito e Ludmilla Brito (In Memória).

    Trajétoria

    Antes de liderar o movimento de emancipação político-administrativa de Teixeira de Freitas em 1985, Temóteo Brito deu uma enorme contribuição social e econômica à cidade. Comandou o movimento que transferiu em 1973 a sede regional da COOPIMISTA – Cooperativa Mista Agropecuária do Extremo Sul da Bahia, do distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, para o povoado de Teixeira de Freitas. Doou a área e fundou o maior clube social da região, o Jacarandá Country Club; doou a área e fundou o Parque de Exposições que leva o seu nome; foi precursor na criação do Campus-X da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Ajudou a fundar a extinta EMARC atual IF Baiano, o 13º Batalhão da Polícia Militar e tantos outros organismos interessantes.

    Na década de oitenta, Temóteo Brito participou ativamente da luta pela emancipação-político administrativa de Teixeira de Freitas e para formar o seu território, o município precisou ter pai e mãe, pois foi preciso formatar uma área territorial com 68% de Alcobaça e 32% de Caravelas, se emancipando em 9 de maio de 1995. Temóteo Brito terminou sendo eleito o primeiro prefeito de Teixeira de Freitas, pelo PFL – Partido da Frente Liberal e esteve à frente da administração municipal até 31 de dezembro de 1988. Em 1990, foi eleito deputado estadual pelo PRN – Partido da Reconstrução Nacional para o mandato 1991/1994 e na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia foi o 3º secretário da mesa diretora, mas em 31 de dezembro de 1992, renunciou ao mandato de deputado na metade da legislatura para assumir no dia seguinte, um novo mandato de prefeito de Teixeira de Freitas onde governou de 1993 a 1996.

    Em 1992 Temóteo Brito foi novamente eleito prefeito de Teixeira de Freitas pelo MDB, permanecendo no cargo de 1993 a 1996. Temóteo Brito concorreu mais uma vez ao legislativo estadual, sendo eleito deputado estadual pelo PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro para o mandato 2011/2014 e na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública e, titular das comissões de Agricultura e Política Rural, Saúde e Saneamento, Especial de Assuntos Territoriais, Especial do Porto Sul, Infraestrutura e Desenvolvimento, Econômico e Turismo. E pela 3ª vez Temóteo Brito foi novamente prefeito de Teixeira de Freitas de 2017/2020 pelo PSD – Partido Social Democrático, mas perdeu a reeleição no pleito de 2020 pelo PP – Partido Progressista.

    A trajetória política de Temóteo Brito foi escrita por uma dedicação incansável ao serviço público e pelo compromisso permanente com o desenvolvimento econômico do município, tanto que seu slogan sempre foi o mesmo: “Meu maior amor é por Teixeira de Freitas”. O seu legado público é enxergado pelos quatro cantos de Teixeira de Freitas, onde construiu as maiores obras públicas da cidade e viabilizou a infraestrutura urbana, tanto que as grandes obras de mobilidade urbana e prédios escolares existentes foram erguidos em suas gestões e, sua partida para a imortalidade deixará um grande vazio na política local e será profundamente sentida por todos aqueles que o admiravam e respeitavam como líder e gestor.

    Velório

    Na manhã deste sábado (20/04), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas publicou Luto Oficial por três dias no município para homenagear a relevância do homem e do político que tanto representou e vai continuar representando para a história da cidade. O velório do corpo de Temóteo Brito será a partir das 07h da manhã deste domingo nas quadras cobertas do Jacarandá Country Club.

    Facebook Comments

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here