Nova Viçosa: Prefeita Luciana Machado inaugura um moderno prédio próprio para Subprefeitura de Posto da Mata

0

Prestigiada por seus secretários municipais, vereadores, servidores públicos e uma multidão que preencheu a Rua Mucuri, no centro do distrito de Posto da Mata, a prefeita Luciana Sousa Machado Rodrigues (PP) inaugurou no início da noite deste sábado (03/09), a sede própria da Subprefeitura de Posto da Mata, que ganhou uma moderna estrutura e moveis planejados.

Em seu discurso a prefeita Luciana Machado disse que o município pagava aluguel do prédio da Subprefeitura, sendo que o município disponha de vários imóveis próprios na cidade e, em plena Rua Mucuri, no centro de Posto da Mata, foi possível identificar um prédio antigo com sua estrutura toda comprometida e, então ordenou que ele fosse demolido para que se construísse a nova sede da Subprefeitura Municipal.“Hoje é um dia muito feliz, porque estamos entregando uma estrutura novíssima e devidamente mobiliada. Estamos inaugurando um centro administrativo com todos os órgãos do município reunidos em um só lugar. E não é qualquer lugar, é um local adequado, moderno, espaçoso, climatizado, com móveis planejados para cada compartimento, banheiros adaptados e copa, que vai nos proporcionar prazer e oferecer conforto, bom atendimento e dignidade para todos os cidadãos e cidadãs do município de Nova Viçosa”, ressaltou a prefeita Luciana Machado.

O presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa, o vereador Djalma Evandro da Silva Pereira, o “Djalma de Abraão” (PODE), que também é representante de Posto da Mata no Poder Legislativo, festejou a inauguração do prédio próprio da Subprefeitura do distrito. “A prefeita Luciana Machado tem nos demonstrado que gosta de coisa boa, toda obra dela é bem feita e bonita. A subprefeitura ficou uma coisa linda, nos dá prazer entrar num ambiente belo e humanizado desta natureza. Parabenizo a prefeita e o povo de Nova Viçosa pela gestora que tem”, disse o presidente Djalma.O vereador Anastácio Carvalho (UB), advogado e político experiente, ocupando o 3º mandato de vereador no município e presidente da Câmara Municipal duas vezes, disse que Nova Viçosa estava precisando de uma mulher. “A qualidade das obras da prefeita Luciana é indiscutível, ela é caprichosa e exigente. O município de Nova Viçosa há muito tempo estava precisando deste banho de loja, desta pitada feminina. Estamos muito felizes com que estamos enxergando na sua gestão”, destacou o vereador Anastácio.
Com mais de 30 mil habitantes e uma força comercial e industrial muito grande, Posto da Mata é hoje seis vezes maior do que a sua cidade-sede (Nova Viçosa) e é o segundo maior distrito do Brasil. O primeiro ainda é Pajuçara, no município de Maracanaú, no Ceará, com 53 mil habitantes. Posto da Mata sedia até hoje na sua principal avenida comercial, a João Durval Carneiro, o antigo Posto Telegráfico da Ferrovia Bahia-Minas, seu principal símbolo. Os trilhos já não mais existem, mas suas histórias estão na memória das pessoas. A Ferrovia finalizou em 1966 após 85 anos de operação, com 34 estações, 10 Postos Telegráficos que também funcionavam como estações e outros 10 pontos de embarques e desembarques.
Posto da Mata, aliás, se originou deste Posto Telegráfico, surgido em 1939 e era o ponto do Km-103 da Ferrovia Bahia-Minas, por isso que o antigo nome de Posto da Mata era 103. Era um local de muita mata, muita floresta, onde a estrada de ferro explorava a madeira, tanto para abastecer as caldeiras do trem, quanto para usá-la como estrutura dos trilhos. O local se chamava “103” por este ser o quilômetro de marcação da linha férrea. Por muito tempo o lugarejo ficou sendo conhecido somente por esse nome. Era um posto que também servia de embarque e desembarque do trem, localizado em uma região deserta que servia de ligação entre os Estados de Minas Gerais e da Bahia, parada quase obrigatória para quem queria fazer este trajeto.
Quando perguntavam onde era a próxima parada, respondiam que era o “posto da mata”. E era realmente um posto dentro da mata. O Posto Telegráfico inaugurado em 1º de novembro de 1939 pela Ferrovia Bahia Minas ainda está de pé, em plena Avenida João Durval Carneiro, no centro de Posto da Mata, que inclusive, é uma promessa da atual prefeita Luciana Machado revitalizar a estaçãozinha para continuar servindo de atração turística e consequentemente, não deixar morrer parte de uma história fascinante do município. Aliás a história da Ferrovia Bahia-Minas é muito bem contada e de forma cronológica no Documentário “De uma Ponta à Outra” do jornalista baiano Athylla Borborema.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here