Itamaraju, Dr. Marcelo une forças para reconstruir a cidade

0

Após o período de chuva o prefeito integra ações para reconstrução da cidade e os distritos

Itamarajú está entre os municípios do extremo sul baiano mais atingido pelas chuvas volumosas da última semana, o prefeito Dr. Marcelo Angenica decretou situação de emergência que foi acatada pelo Estado e pelas autoridades competentes. Essa foi uma das piores crises humanitárias da história do município. Três pessoas morreram soterradas, um jovem de 26 anos e duas crianças de 4 e 9 anos. Além do deslizamento a maioria das casas foram atingidas pela cheia do rio, famílias inteiras perderam tudo o que levaram uma vida para construir, roupas, alimentos, casas.

Um prejuízo estimado em cerca de 50 milhões de reais, segundo o prefeito, “foram mais de 150 casas totalmente destruídas, centenas de famílias não têm para onde voltar, não tem mais casa, roupa, comida… estradas foram levadas pelas enxurradas, pontes caíram, pessoas estão totalmente isoladas… vivemos dias muito difíceis, de muita dor pelas perdas, mas precisamos arregaçar as mangas e reconstruir nossa cidade”, afirma o prefeito.

Um comitê Gestor de Crise foi implantado no município e conta com a participação dos prefeitos das cidades mais atingidas, defesa civil nacional, Marinha do Brasil, exército, corpo de bombeiros, e inúmeras outras entidades e instituições que somam forças para socorrer as vítimas, para isso utilizam barcos, helicópteros, aviões para levar ajuda médica, comida, água potável, roupas. “É meu dever como gestor e como cidadão percorrer o município e prestar socorro às pessoas que estão precisando de ajuda nesse momento”, ressalta o Dr. Marcelo.

No último domingo, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou o município para analisar a gravidade da situação, esteve com as autoridades municipais e apontou medidas para auxiliar as vítimas da calamidade com a liberação do FGTS, além do valor aproximado de 6 milhões de reais para a reconstrução de Itamarajú e dos demais municípios fortemente atingidos.

O Governador Rui Costa também esteve no local e indicou uma linha de crédito especial para os comerciantes que terão uma carência de 12 meses para pagar, além de taxa zero de juros. O governador deve ainda liberar recursos para a recuperação de pontes e estradas que foram destruídas ou parcialmente danificadas pela ação da chuva, “esse é um momento de união, de juntar forças para reconstruir Itamaraju, estarei à disposição do povo”, ressalta.De acordo com o prefeito, “os prejuízos não foram só na cidade, Itamaraju é um município agrícola, e as perdas nesse setor foram grande, estamos traçando metas a curto, médio e longo prazo para minimizar os impactos para os agricultores” ele ainda acrescentou “nesse momento nossa prioridade são as vítimas diretas das chuvas, as pessoas que não tem casa para voltar ou se quer comida para colocar no prato, paralelo a isso vamos cuidando e atendendo às outras demandas como os agricultores que também perderam tudo” finalizou.Marcelo.Dr.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here