PRIEMEIRAMENTE Clinica de Psicologia Realizou Um Workshop Sobre Saúde Física e Mental na Prevenção ao Câncer de Mama

    0

    Foi oportuno o momento de continuar com a conscientização da Prevenção ao Câncer de Mama, neste mês oficializado Outubro Rosa; através de um WORKSHOP proporcionado pela PRIMEIRAMENTE para as mulheres.

    Desenvolvido trabalhos como entrevista no enfoque do Outubro Rosa ao veículo de comunicação a Radio 3 Corações FM, as Psicólogas Rozália C.S. de Moura e Dayane Ramalho Silva, com a temática Aspectos Psicológicos do Câncer de Mama e em redes sociais (instagram). E para este Workshop contou com a Palestrante convidada Mª.de Lourdes S.Silva. Para o bom êxito deste trabalho tiveram como apoiadores:  Os Jornalistas Rubens Floriano diretor da Radio 3 Corações FM e Bruno Silva do Jornal Radar 101, o site Capixabahoje, das Empresas Loja Relus, A Empoderada Fashion, Fabi Semi Joias, Nelma Aguiar MK, Educandário Anália Ramos, Doces da Anália, Salão Diva dos Cachos, Salão Stillu Laylla, Instituto Rose Lima, Psicólogo Zeilson Conceição, Kauã La Pizzaria, Ateliê Patrícia Póvoas e Terezinha Andrade.

    A Enfermeira Maria de Lourdes Santos Silva- COREN BA 331031, destacou que o Câncer da Mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.  A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, podem também surgir nódulos palpáveis na axila. Prevenção, manter peso adequado; atividade física; evitar consumo de álcool e cigarro.Segundo a Psicóloga Dayane Ramalho Silva CRP 17356, informações verdadeiras salvam vidas. O mês de outubro dedicado à campanha do outubro rosa que visa a prevenção do câncer de mama, proporciona a milhares de mulheres informações que serão úteis para sua saúde física, mental e social. Quando falamos sobre o câncer de mama, estamos falando de uma doença que afeta não só o físico da mulher, mas também sua autoestima, suas relações consigo, com o outro, e o seu emocional. Desta forma prover a importância do autoexame é indispensável, mas também é de extrema importância que promovemos a saúde mental e o seus cuidados. Estes juntos salvam vidas.Quanto a Psicóloga Rozália C.S.de Moura- CRP03/17163, relatou que um dos fatores que assusta as mulheres que se encontram nesta situação no memento inicial é a espera pelo diagnostico e a biopsia; pois gera momentos de tensão, medo, ansiedade, em muitas o desespero pelo medo da morte. Após vem a segunda a fase de luta interna, em aceitar o problema, gera angustia, tristeza, insegurança, seguindo esta fase, gera as questões de baixa autoestima em muitas delas, eu chamo de momento crucial que é a fase da queda do cabelo ou a retirada da mama. Ressalto a importância da rede familiar neste momento, pois ajuda a mulher encontrar forças para lutar e acreditar e contar também com as redes de apoio de saúde.

    PRIMEIRAMENTE Clinica de Psicologia, contato 073 99938 7322.

    Facebook Comments

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here