Gestão democrática: secretária de educação de São Mateus dialoga com educadores por melhorias na educação

0
Após dialogar com diretores escolares (presencialmente) e de comandar reunião remota com coordenadores de turno e pedagogos da Rede Municipal de Ensino, a nova secretaria de Educação de São Mateus, Edna Rossim e equipe reuniram-se esta semana com um grupo de mais de cem professores, representando os profissionais das 108 unidades escolares do município (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação do Campo e EJA).
O encontro dos educadores com a gestora da pasta ocorreu em três momentos na última terça e quarta-feira, 05 e 06 de outubro, no auditório do Saae.
Segundo Edna Rossim, que assumiu o cargo há dois meses, a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação “oportunizou um diálogo democrático e construtivo, que vai continuar, com foco na escuta sobre a realidade de cada escola, na visão de quem atua na Rede, buscando nortear as ações, a partir do ato importante de ouvir os anseios da categoria”, afirmou.
DIÁLOGO NA ESCOLA
Antes de participar do evento, cada unidade escolar elegeu um representante entre seus professores e discutiu antecipadamente, com a equipe, os desafios a serem partilhados.
Quem participou do encontro considerou a iniciativa gratificante, por ter a oportunidade inédita de sugerir e relatar os desafios da escola.
“A reunião foi muito proveitosa, a Secretária demonstrou que ela quer união da categoria. Eu percebi nela a humildade. São poucas pessoas que demonstram isso. Pode contar com a gente. Enquanto professores, vamos apoiar esta gestão”, disse a professora Rita Maciel.
“Secretária, nos sentimos seus professores, parte da sua equipe, desejamos que seja muito bem-vinda”, disse a professora Onézia Rocha Machado Zuliane.
“Gostaria nesse primeiro momento de estar agradecendo a oportunidade desse momento aqui tão rico com as escolas do Campo. Um momento necessário, que a gente está quase no finalzinho do ano sem muitas expectativas, mas que de repente foi criado esta estratégia tão boa “, disse a professora Regina Martha Bernardino Rodrigues,
“Agradeço o momento que está sendo oportunizado, te parabenizo pela coragem de enfrentar o momento em que estamos vivendo e da coragem em aceitar o convite e de como você está recebendo Secretária de Educação”. disse a professora Weruska Zanelato Quimquim.
“É uma grande satisfação estar aqui presente nesse momento, porque momento oportuno como esse assim, nesse tempo todinho que eu tenho de 26 anos de atuação como professora, é o primeiro juntamente com a Secretária de Educação. Então, fico muito gratificada por isso”, disse a professora Marinalva Barros dos Santos.
“Quero te agradecer de antemão por nos dar voz e vez. É um marco na educação do Município, porque a gente nunca teve isso. Esse momento de ficar assim: tête-à-tête”, disse Ana Lúcia B. M. Dettogni.
GRUPO REPRESENTATIVO
Conforme explicou a secretária, o evento é parte do processo de implantação da gestão compartilhada, que visa a trazer os educadores para o centro das discussões sobre as demandas do setor: melhorias nas condições de trabalho, valorização profissional, investimento na infraestrutura das escolas e avanços nos parâmetros de qualidade do ensino.“Uma das medidas a serem implementadas para ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por uma educação de excelência é criar um grupo representativo docente e de gestores para discutirem, conjuntamente, propostas transformadoras e eficientes, debater sobre os desafios da educação e o papel de cada um enquanto agente de transformação”, ressaltou a secretária.
OLHAR ATENTO
Edna avaliou como positivo o curto período desde que assumiu o cargo, destacando ajustes no setor. “Ainda é pouco tempo, mas estamos trabalhando duro todos os dias. Desde a chegada da Subsecretária Elizangela Roccio, a gente já conseguiu humanizar o atendimento, reorganizar setores, visitar escolas e conhecer a realidade de perto, fazer intervenções pontuais para normalizar o transporte escolar, volta às aulas com todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, entrega de notebooks às escolas, entre outras iniciativas.”, avaliou.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here