Prefeita Luciana Machado participa de evento do CREAS em referencia ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

Nesta terça feira 18 de maio, a prefeita do município de Nova Viçosa, Luciana Machado, participou da programação em referencia ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi organizado pela a equipe do CREAS do município com o total apoio da secretaria de assistência social.

A prefeita Luciana Machado disse que foi uma honra participar desse evento que é importantíssimo, organizado pela secretaria de ação social, que trata de um assunto muito relevante: Abuso e exploração sexual infantil. “É importante conscientizar, educar, pois, sabemos que os números são alarmantes e preocupantes. Porém, seremos incansáveis em zelar e proteger nossas crianças de todo e qualquer abuso, lutaremos sempre por um município sem essas práticas, que são intoleráveis.Faça bonito, Faça sua parte! Ao menor sinal que seja, e qualquer percepção de algo diferente, denuncie”. Finalizou a gestora.Já a secretária de assistência social do município de Nova Viçosa Derlizete Castelan, enalteceu o trabalho da equipe do CREAS e destacou a importância do 18 de maio, Zete Castelan lembrou que é necessário conscientizar.”A Secretaria Municipal de Assistência Social ,vem por meio desta campanha, conscientizar a população a denunciar qualquer tipo de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes faça bonito, não se cale disque 100, procure o conselho tutelar e Creas do seu município”. Finalizou a secretária.

A secretaria informou ainda que o evento alem de Posto Da Mata e Nova Viçosa sede, vai acontecer também nas comunidades do interior do município, com Argolo e Helvécia.De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil

A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data.

 

 

 

 

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here