Psicologia perinatal, como se preparar para o processo gestacional

0

“Nascer bem por um mundo melhor.”

Com imensa satisfação relatamos que aconteceu na CLÍNICA PRIMEIRAMENTE, neste sábado 13/03/2021 às 16:00, o primeiro encontro de gestantes, respeitando o cenário atual, tendo um número reduzido, para possibilitar o distanciamento necessário.

O encontro foi com o intuito de disseminar a Psicologia Perinatal, levando informações sobre a área e de como ela é importante, podendo propiciar resultados positivos para famílias.

A equipe da PRIMEIRAMENTE é preparada para dá suporte psicológica a vários nichos da Psicologia, que são elas, as Psicóloga Dayane Ramalho, Raphaela Krull, Rozália de Moura e Camila Barbeito no qual foi a facilitadora da Palestra.

A palestrante Camila relatou que conforme os estudos a Psicologia Perinatal surgiu na década de 70, mas o termo Perinatal é recente, surgiu em 2007, antes, e ainda por muitos profissionais os termos utilizados giravam e gira entorno de Psicologia Obstétrica, Psicologia do Ciclo Gravídico Puerperal, Psicologia da Gravidez. O termo Perinatal, significa Peri – entorno / Natal – Nascimento, trabalha-se tudo que esta entorno do nascimento, desde o planejamento, período gestacional, parto, pós parto, adoção e Luto.O Psicólogo Perinatal pode atuar em clínica, Unidade Básica de Saúde, hospitais – maternidades, organizações e escolas.A nossa sociedade tem um olhar romantizado sobre o período gestacional, quando digo isso, digo ser um entendimento fantasioso e imaginário de que toda grávida esta feliz, esta satisfeita com as mudanças físicas, psíquicas e sociais que passa. Mas para muitas a realidade difere disso, e até para as que desejaram e estão felizes, existe muitas dificuldades, pois naturalmente a gestação traz consigo alterações emocionais como ansiedade e estresse, mas até aí esta tudo bem, afinal é um momento de transição.

O que não é normal são pesquisas mostrarem que 50% de nossas gestantes passam por alterações emocionais significativas, e que essas alterações podem influenciar na saúde materna e do feto/bebê. Na mãe as alterações emocionais significativas podem se cronificar, como Depressão pós parto, no Feto/bebê pode ocorrer o nascimento prematuro, baixo peso, problemas de comportamento e transtornos mentais até a vida adulta.

Estando atenta a isso, é necessário fortalecer a importância do Pré-Natal Psicológico, que é um espaço de acolhimento, escuta e preparo para uma parentalidade mais leve e saudável, que diminui as chances de Depressão pós parto, desconstrói crenças que podem contribuir com o sofrimento emocional da mãe, Prepara o Casal para exercer a parentalidade real, fortalece o relacionamento conjugal, fornece apoio na identificação da rede de apoio e prepara emocionalmente a mulher para o parto e amamentação. A Psicologia Perinatal pode auxiliar nos anseios pelo gestar (Tentantes), Pré-Natal Psicológico, Preparo Psicológico para o parto, Assistência Psicológica no Parto e Assistência Psicológica no Puerpério. Finalizo com a frase que tem feito diferença nessa área tão vasta que é a Psicologia Perintal.

Não podemos mudar o mundo, mas uma parte dele é possível cuidando de pessoas no início da vida.”

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here