Prefeitura, PM e outras forças de segurança fazem operação para evitar aglomeração em Itamaraju

0

Por Athylla Borborema

Itamaraju realiza uma nova etapa da Ação Integrada de Fiscalização Urbana para o cumprimento do Decreto Estadual que estabelece medidas mais rígidas para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Estão envolvidos nesta ação todas as forças de segurança pública existentes no município no intuito de continuar com a fiscalização identificando os locais que possam acontecer festas clandestinas, aglomerações, estabelecimento comercial não autorizado a funcionar e circulação de pessoas fora do horário.

Na última sexta-feira (05), a Prefeitura de Itamaraju já havia realizado uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, para discussão de medidas a serem adotadas visando o combate a proliferação do vírus da Covid-19 no município. Representou a 43ª CIPM na reunião, o 1º Sargento Jermesson Odely; o secretário Municipal de Administração, Léo Oss; o secretário Municipal de Saúde Luiz Fábio Lopes; o chefe da Guarda Municipal, Paulo Maria; o coordenador da Vigilância Sanitária, Taillon Bastos e o procurador geral do município, o advogado Elton Moitinho, dentre outras autoridades.

Conforme o secretário Luiz Fábio Lopes, foram discutidas medidas de saúde e segurança visando a manutenção da vida, quando se foi elaborado um plano de ação e controle com a finalidade de garantir a prevenção ao avanço da Covid-19, freando a curva de contaminação e amenizando os impactos causados pela pandemia. Os integrantes da força tarefa, uma vez reunidos, realizaram um diagnóstico dos pontos críticos no município que possam elevar a taxa de contaminação através de aglomerações, uma das preocupações das autoridades tem sido as filas de agências bancárias, casas lotéricas, correspondentes bancários, supermercados, transportes públicos, feiras livres entre outros locais com concentração de pessoas.Para o secretário Municipal de Administração, Léo Oss, que representou o prefeito Marcelo Angênica na reunião, é necessário que sejam adotadas novas medidas para que se possa frear a curva de contaminação no município de Itamaraju, evitando o colapso ainda maior na saúde pública diante da pouca oferta de leitos de UTI na região. Para Léo Oss, a força-tarefa vai auxiliar o município pelos esforços no sentido de diminuir o número de contaminações em Itamaraju, assegurando que todas as medidas de proteção e prevenção à pandemia do novo coronavírus sejam cumpridas em favor da saúde coletiva da população. “Apesar de muitos não gostarem, acabam acatando as orientações de evitar aglomeração e circulação fora do horário permitido. Estamos vivendo um momento difícil e precisamos da ajuda de todos”, disse o secretário Léo Oss.

A partir desta terça-feira, dia 9 de março, uma operação foi lançada no município com a participação das forças de segurança e profissionais de saúde. As equipes vão percorrer toda a cidade a partir das 19h com ações intensificadas nos locais com maior número de denúncias. A comandante da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar em Itamaraju, major Kelly Ravanni, explica que em todas as denúncias as equipes vão averiguar os fatos e, havendo necessidade, são realizados os procedimentos. Apesar das denúncias, a major Kelly Ravanni salienta que a maioria da população tem compreendido que o momento é de colaboração para frear a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Os locais onde vão ocorrer as ações preventivas já foram mapeados pela Polícia Militar em patrulhamentos anteriores e identificados pelo serviço de inteligência.De acordo com a Prefeitura Municipal, o serviço de inteligência vem também monitorando redes sociais para identificar possíveis festas clandestinas e essas informações serão compartilhadas e embasarão as ações. Segundo o secretário de administração Léo Oss, a ideia é intensificar o patrulhamento e colocar viaturas para monitorar as áreas e impedir a formação de fluxo de pessoas. “Vamos otimizar o efetivo e ampliar o patrulhamento, trabalhando juntos, para cobrir mais pontos da cidade. Nossa intenção é agir de forma preventiva, inibindo a formação das aglomerações nas praças e conscientizando as pessoas para o momento delicado que estamos vivendo”, concluiu Léo Oss.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here