Nova Viçosa: Posto Da Mata finaliza a caravana outubro rosa com mais de 120 atendimentos

0

Nesta quinta-feira 29 de outubro de 2020, foi a vez do distrito de Posto Da Mata receber a caravana do outubro rosa da secretaria de saúde do município de Nova Viçosa. Em Posto Da Mata o evento aconteceu na Unidade Básica De Saúde (UBS) do bairro Cajueiro que é coordenada pelo enfermeiro Alan Daniel, onde foram realizados mais de 120 atendimentos a mulheres presentes.

O Caravana do outubro rosa foi uma iniciativa da secretaria municipal de saúde de Nova Viçosa que por ondem do secretário da pasta percorreu todo o município levando atendimentos médicos para as mulheres e destacando a importância da prevenção.A Coordenadora do Transporte, Sheila Rocha falou que este movimento Outubro Rosa foi importantíssimo para alertar as pessoas, principalmente as mulheres sobre a prevenção do Câncer de Mama. Assunto este que em muito das vezes passam despercebidos. E este evento veio mostrar que se prevenindo pode- se obter êxito ao detectar algo anormal no membro apalpado e propor tratamento logo no estágio inicial. Sheila agradeceu pelo acolhimento e destacou a importância do trabalho em equipe da Unidade.A chefe da Regulação da saúde de no distrito de Posto Da Mata Naira Dantas parabenizou o secretario Helielson Neves pela iniciativa e agradeceu toda a equipe da secretaria que não mediu esforços na realização da caravana outubro rosa, Naiara também agradeceu as equipes de todas as UBS que participaram do evento.
A Psicóloga Rozália C. S.de Moura em sua fala explanou que, “hoje finalizou a programação belíssima do Outubro Rosa. Muitas mulheres foram ofertadas com os serviços prestados. Observado como é útil para quem recebe estas intervenções a saúde, pode- se observar como faz bem para a saúde emocional e mental da pessoa. Elas chegam de uma forma e retornam para suas casas de formas positivas de que aquele serviço oferecido foi realizado. Falo de tal forma, porque tive o privilégio de estar em todas as unidades ofertadas com o Outubro Rosa. E ressalto também o empenho e a dedicação dos funcionários das UBS, com o capricho nas decorações e na organização. Obvio que detrás de um grande resultado houve cansaço, incertezas e dificuldades, mas as equipes mostraram uma resiliência, superam as expectativas e surpreenderam. Finalizo dizendo: Nem sempre a doença significa morte e nem sempre a saúde significa vida. Então escolha viver, para isso, PREVINA-SE”.O enfermeiro Alan Daniel coordenador da UBS 004, o anfitrião do encerramento do outubro rosa destacou que a caravana é muito importante para lembrar as mulheres que se cuidar é necessário pois na maioria das vezes as mulheres se preocupa com o marido, filhos e com a casa em si e se esquece dela própria.

“Eu como mãe, mulher e médica fico muito feliz em participar d uma campanha q visa orientar, informar, conscientes e efetivamente ajudar o público feminino na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, a mulher, cada vez mais versátil e participativa no mercado de trabalho encontra, por vezes, grandes barreiras para dedicar um tempinho a cuidar de si mesma, e nesta oportunidade podemos trabalhar diretamente com este público sobre tal importância”. Afirmou a medica Dra. Elloar Evellyn Veríssimo Nobre.Já a Dra. Suângela Caroline Siqueira Nascimento disse que “hoje enceramos a caravana do Outubro Rosa, um mês e atitude que não deve ser só lembrado no mês de outubro e sim todos os dias. Em todos eventos que pude estar presente foi pronunciado a importância de observar seu corpo, interprete os sinais, do autocuidado, do amor próprio e da importância da prevenção, espero que este ensinamento vire nossa rotina e que todas as mulheres valorizem sua vida como se deve. Agradeço a cada paciente que durante este evento me proporcionou momentos com tantas histórias de vida e sabedoria, onde pude observar que todas sempre cuidam de tudo e todos, mas finalizo com o pedido, para que não esqueça de se cuidar. Com carinho.

O encerramento da caravana outubro rosa contou com presença da orquestra sinfônica Camerata do ICED que abrilhantou a manhã

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here