Escritor e tenente-coronel Raimundo Magalhães se candidata à Cadeira nº 13 da Academia Teixeirense de Letras

0

O escritor e tenente-coronel da Polícia Militar do Estado da Bahia, autor do livro “Gestão Participativa e Polícia Comunitária”, Raimundo Magalhães formalizou sua candidatura à Cadeira nº 13 da ATL – Academia Teixeirense de Letras. Atualmente as cadeiras 13 e 34 estão vagas e as inscrições estão abertas até o dia 29 de fevereiro. A vaga em que o tenente-coronel Magalhães se candidatou trata-se da cadeira que foi ocupada pelo romancista João Santos e que tem a saudosa professora Rosália Pereira da Silva como Patronesse.

O ato público se deu durante o lançamento do livro “A recente história de Teixeira Freitas: um depoimento!”, do acadêmico e engenheiro civil Carlos Mensitieri, na última terça-feira (18/02), no Memorial Histórico da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O oficial já foi homenageado pela ATL em 2019.

Durante a cerimônia de lançamento do livro, houve um momento reservado ao ato, quando o candidato entregou ao presidente da ATL, Almir Zarfeg, uma carta solicitando a inscrição, uma biografia, comprovante de endereço e pagamento de inscrição e um exemplar da obra de sua autoria. “A candidatura a uma cadeira da ATL é sempre um ato voluntário e formal que se dá de maneira pública e notória”, informou o presidente Almir Zarfeg.

Raimundo Cézar Magalhães Dantas é natural de Salvador, onde cursou as primeiras séries, concluiu o ensino fundamental II e ensino médio no Colégio da Polícia Militar do Estado da Bahia, em 1982, de onde saiu direto para a Academia de Polícia Militar, já que obtivera acima de 80% de aproveitamento. Tanta dedicação o credenciou ao Espadim Tiradentes, símbolo do cadete, das mãos do então governador João Durval Carneiro.

De aspirante a oficial em 1985, passando por todas as patentes da carreira militar, 2º tenente, 1º tenente, capitão, major e tenente-coronel, até chegar à reserva remunerada, anunciada recentemente com os seus devidos proventos de coronel, após mais de 30 anos de intensos serviços prestados à segurança pública baiana, inclusive tendo ocupado os principais cargos de comando das unidades da região, como comandante da Polícia Militar em Itamaraju e em Teixeira de Freitas. De 2016 a 2019, respondeu pela diretoria do Colégio Anísio Teixeira da Polícia Militar de Teixeira de Freitas. Mas não abandonou o magistério, já que leciona as disciplinas ciências criminais e segurança pública no curso de direito da Faculdade Pitágoras.

Raimundo Magalhães é ainda bacharel em Direito pela UCSal – Universidade Católica do Salvador; Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Anhanguera Uniderp; Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce; Pós-graduado em Gestão da Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia; Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia e doutorando em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia. (Da redação TH)

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here