Vereador João Farias pede Planejamento e execução urgente de ações de prevenção diante da possível chegada de manchas de óleo às praias de Nova Viçosa.

0

O vereador do município de Nova Viçosa João Farias Da Silva do DEM, preocupado com a situação do óleo que vem invadindo as praias do nordeste, protocolou hoje (31/10), no gabinete do prefeito Manoel Costa Almeida, um ofício de numero 06/2019 solicitando que seja feito um Planejamento e execução urgente de ações de prevenção diante da possível chegada de manchas de óleo às praias de Nova Viçosa.

O vereador informa que a situação é de alerta total por parte do poder público municipal, cabendo ao Prefeito reunir seus assessores para estudar medidas emergenciais de proteção às praias de Nova Viçosa.

Notícias de fontes fidedignas revelam que as manchas de óleo que chegaram às praias do Nordeste desde o início de setembro, já se aproximam de Abrolhos, no sul da Bahia. Alguns dias atrás, o óleo foi avistado entre Ilhéus e Itacaré, ao sul da Bahia.

’Inclusive, ressalto aqui que nossa cidade vizinha, no Estado do Espírito Santos, o município de Conceição da Barra, criou um Gabinete de Gestão de Crise, objetivando planejar e executar ações, caso o litoral norte do Estado seja afetado com esses resíduos’ destacou o parlamentar.

Neste desastre ambiental que atinge em cheio o litoral brasileiro, 233 localidades já foram afetadas pelas manchas de óleo no litoral da região Nordeste, segundo boletim atualizado em 23 de outubro de 2019, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).No entanto, no dia 23 de outubro de 2019, a Marinha não confirmou a chegada de manchas de óleo em Abrolhos, no entanto, como forma de monitoramento da localidade, ações de prevenção já estão sendo tomadas.

A cidade da costa mais próxima de Abrolhos é Caravelas, Bahia, vindo logo na sequência ao sul à Praia de Nova Viçosa, Bahia.

O vereador lembra que a região está preocupada com a possibilidade de aparecer óleo nas praias embora estejamos na torcida para que este problema seja solucionado o quanto antes e que não chegue à Nova Viçosa, mas se caso chegar precisamos está preparado para adotar medidas para diminuir os danos a o nosso litoral.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here