Presidente Xandão Seixas propõe implantação do Centro de Atendimento Educacional Especializado em Mucuri

0

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mucuri nesta terça-feira (05/11), o plenário aprovou três proposições legislativas de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Deolinda Seixas, o “Xandão Seixas” (PSC).  Na Indicação Legislativa nº 106/2019, o presidente Xandão Seixas propõe ao município de Mucuri, parceria com o Governo do Estado da Bahia para a construção de um Centro de Atendimento Educacional Especializado em Mucuri.

Conforme o presidente Xandão Seixas, são propósitos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade que venham a eliminar as barreiras para a plena participação dos estudantes em atividades desenvolvidas nos ambientes educativos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum e não são substitutivas à escolarização. Este atendimento complementa ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

Segundo o presidente Xandão, é o espaço organizado em escolas da rede pública de ensino que atende, além dos estudantes da própria instituição, aos estudantes das escolas do entorno. Por que, promovem a identificação, o encaminhamento e o acompanhamento do atendimento ofertado aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, possibilitando sua inserção efetiva no processo de escolarização desde o ensino fundamental até o ensino superior e disseminando conhecimentos sobre a educação especial nos sistemas educacionais e nas comunidades escolares, de toda a rede de educação básica do Estado da Bahia.

Já a Indicação Legislativa nº 104/2019, o vereador Xandão Seixas assinou em parceria com o seu colega vereador Aguinaldo Moreira da Silva (PT), dispondo sobre a construção de casas populares para famílias de baixa renda das comunidades rurais de Mucuri. Conforme o vereador Aguinaldo Moreira, o PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente.

Outra Indicação Legislativa de nº 107/2019, de autoria dos vereadores Xandão Seixas, Isaias Ferreira de Oliveira, “Leninha” e Rosilene Loures da Silva, ambos também do PSC, dispondo sobre a construção de canteiros e arborização das Avenidas Costa Rica e Brasil (no bairro Cidade Nova); Avenida Mucuri e complemento da Avenida Espírito Santo (nos bairros Triangulo Leal e no centro) do distrito de Itabatã.

Já a Indicação Legislativa de nº 105/2019, aprovada pelo plenário é de autoria do vereador José Mendes Fontoura, o “Zé do Boi” (MDB), dispõe sobre a solicitação junto ao Poder Executivo Municipal de serviços urgentes de reparo e manutenção da ponte de madeira sobre o Rio Coca-Cola, conhecida como ‘Ponte de Teresa de Serafim’, localizada nas proximidades da subestação de tratamento de água da Embasa. (Por Athylla Borborema)

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here