Categories: FeaturedNotícia

Secretaria de Assistência Social de Mucuri promove curso de formação das famílias acolhedoras em Itabatã

Um curso com uma programação de três dias se iniciou na manhã desta quarta-feira (10/02), na Escola Municipal Edvaldo Machado, no distrito de Itabatã. O curso inicial para formação das famílias acolhedoras do Serviço de Acolhimento Familiar é um trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social de Mucuri.

A secretária Municipal de Assistência Social, a advogada e administradora Vanessa Porto Figueiredo, informa que a programação do evento nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro de 2021, trata-se da segunda etapa do curso de capacitação para a implantação do Serviço de Acolhimento Familiar no município de Mucuri.

A secretária Vanessa Porto explica que desde 1990, com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente, tem sido realizado um esforço constante para a implementação dos serviços de proteção que garantam o direito à convivência familiar e comunitária. E que a estruturação desse Plano propõe dar prioridade a essa temática, incentivando a formulação e implementação de políticas públicas que assegurem esse direito, constituindo um marco para o enfrentamento à cultura de institucionalização de crianças e adolescentes no município de Mucuri.O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é aquele que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residência de famílias acolhedoras cadastradas. É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem.

A secretária Vanessa Porto detalha que os encontros de formação têm por objetivo proporcionar os alinhamentos conceituais, legais e políticos necessários para subsidiar os debates e o planejamento de ações no município de Mucuri e dar suporte à estruturação de práticas relacionadas ao direito de toda criança e adolescente à convivência familiar e comunitária. Além de oferecer subsídios teórico-práticos a profissionais para atuar na garantia do direito de convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes.

O evento começou com um café da manhã para os convidados e durante os três dias, o evento contará com a presença de palestrantes importantes do cenário social e jurídico do Estado. A maioria das pessoas convidadas que ministram o curso participam por videoconferência, dentre elas: A assistente social Ledimar Lima; O desembargador de justiça Salomão Rosendá; A psicóloga Tânia Armand; A psicóloga Lara Naddeo; Selmária Tatiana Carvalho, coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar; e Carana Salomão, representante da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Mucuri.

webmaster

Recent Posts

Ex-presidiário é morto e esposa baleada em Nova Viçosa

Weberton Teixeira Carvalho, o “Didi”, de 31 anos, que segundo a polícia, era ex-presidiário, foi…

2 semanas ago

Ita Biker promete adrenalina nas dunas Competição de ciclismo vai reunir mais de 350 atletas

Começa no próximo sábado (21) a competição de ciclismo mais irada do Espírito Santo. O…

3 semanas ago

Denúncia de terceira diplomação pede impugnação da candicatura de Janio Natal em Porto Seguro

Com a decisão de primeira instância, proferida pela 122ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro…

1 mês ago

Após indeferimento de Tomás Édson, ex-vereadora Erlita Freitas é confirmada na vice de Uldurico Júnior

Após o indeferimento da candidatura de Tomás Édson ‘Tomás do PT’, acusado de não ter…

1 mês ago

Justiça Eleitoral de Mucuri cassa candidatura do prefeito Robertinho

A Justiça Eleitoral de Mucuri cassou, no domingo, 8, a candidatura à reeleição do atual…

1 mês ago

Delegado Daniel Souza é o novo titular da Polícia Civil de Mucuri

Assumiu nesta quarta feira (05/09), a titularidade da Polícia Civil no município de Mucuri, o…

1 mês ago