Categories: FeaturedNotícia

Orientações da psicóloga Rozália de Moura sobre a saúde mental pós-carnaval

Psicóloga Rozália de Moura, enfatiza a questão da nossa Saúde Mental Pós Carnaval, no qual devemos fazer um autoconhecimento para conhecer nossas emoções e os próprios limites, afim de prevenir de gatilhos que possam potencializar o mau funcionamento das nossas habilidades e competência.

Diante de uma festa animada, blocos organizados, tradições carnavalescas, nós brasileiros conhecemos muito bem esta realidade. Porém a nossa saúde mental muito das vez passa despercebido, agindo pela empolgação para o evento e não dá a devida atenção a si mesmo. Neste quesito que chamo a atenção, é necessário realizar uma triagem das propostas para o carnaval além da sua presença e entusiasmo.

Dependo da maneira como foi realizado sua diversão, as consequências irão te acompanhar. E podemos evitar situações que potencializa as emoções negativas, tais como, os excessos de bebidas alcóolicas, passar noites em claro, querer fazer tudo por se sentir livre, o exagero em participar o dia todo de vários blocos, e dentre outros. Pesquisas mostras que atuar sem pausas em blocos festivos o dia todo, a exaustão física gerada ao corpo, equivale como se estivesse andando mais de 10 quilômetros a pé.

O descontrole emocional, desfavorece para situações indesejadas, como brigas, acidentes, perdas etc, com tudo isso, usando o autoconhecimento, desperta para conhecer nossas emoções e limitações e propõe prevenções. E o retorno para casa será satisfatório e glorioso, por se tratar que curtiu, realizou todas as suas proezas sem nenhum prejuízo a sua saúde física, emocional e mental. Este conforto fortalecerá para que continua sua jornada de vida cotidiana sem grandes impactos desfavoráveis, proporcionando segurança para desempenhar bem suas atividades laborativas e profissionais logo nos primeiros dias.Ao contrário, se não houve nenhuma precaução nas folias, o pós carnaval, será bem mais difícil para se desvincular dele, muitos das vezes, vai querer ainda continuar em sua casa com a festa, em outros casos, vai desanimar para iniciar suas atividades devido à exaustão corporal físicas e mental. Quanto aos excessos de cansaço físico, alteração do sono, fraqueza, tristeza, irritabilidade, e etc. Até entrar em harmonia consigo mesmo, já se passou um bom tempo.

Ressalto que o pós carnaval tem a possibilidade de propor para os que participaram um marco para o bem estar individual, ressignificando todos os fatos acontecidos e vividos negativos, e traça-los com uma nova ótica para sua vida.

Persistindo os sintomas negativos pós carnaval é necessário procurar por ajuda de um Psicólogo.

Rozália de Moura, CRP 03/17163

PRIMEIRAMENTE Clinica de Psicologia

 

webmaster

Recent Posts

Bahia não vence o Cruzeiro como visitante há nove anos; relembre última vez

O Bahia viaja até Belo Horizonte para encarar o Cruzeiro nesta sexta-feira (18), em jogo…

6 horas ago

Ex-presidiário é morto e esposa baleada em Nova Viçosa

Weberton Teixeira Carvalho, o “Didi”, de 31 anos, que segundo a polícia, era ex-presidiário, foi…

3 semanas ago

Ita Biker promete adrenalina nas dunas Competição de ciclismo vai reunir mais de 350 atletas

Começa no próximo sábado (21) a competição de ciclismo mais irada do Espírito Santo. O…

4 semanas ago

Denúncia de terceira diplomação pede impugnação da candicatura de Janio Natal em Porto Seguro

Com a decisão de primeira instância, proferida pela 122ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro…

1 mês ago

Após indeferimento de Tomás Édson, ex-vereadora Erlita Freitas é confirmada na vice de Uldurico Júnior

Após o indeferimento da candidatura de Tomás Édson ‘Tomás do PT’, acusado de não ter…

1 mês ago

Justiça Eleitoral de Mucuri cassa candidatura do prefeito Robertinho

A Justiça Eleitoral de Mucuri cassou, no domingo, 8, a candidatura à reeleição do atual…

1 mês ago