Categories: FitnessSaúde

Homem morre por infecção rara contraída após lambida de cachorro

Um caso relatado em um artigo do European Journal of Case Reports in Internal Medicine, chamou atenção de muitos pesquisadores: um homem de 63 anos morreu na Alemanha, após uma infecção rara causada por lambida de cachorro. Com base nos exames clínicos ele foi contaminado pela bactéria Capnocytophaga canimorsus (Cc).

O veterinário Diogo Garnica explica que a bactéria está presente na flora comensal da cavidade oral (gengiva) dos cães. Alguns felinos podem ter, mas não é comum. “A transmissão da bactéria do animal para o humano pode ocorrer através de dentada, mas é pouco provável a contaminação de pessoas saudáveis. Quadros clínicos graves acometem organismos imunossuprimidos (vulneráveis a infecções)”, destacou o médico.

Segundo o veterinário quando a infecção ocorre os sintomas se manifestam entre 1 a 8 dias após exposição, com variação de sinais, que podem ser síndrome gripal ou febre, vômitos, diarreia e mialgias. A Cc é normalmente sensível a penicilina G, ampicilina e cefalosporinas de terceira geração, que são bons antibióticos.

Pessoas com dependência alcoólica, tabagistas, soro positivo (HIV) e portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, são grupos que têm mais facilidade de contaminação porque possuem o organismo mais debilitado, porém o veterinário destaca que “são raríssimos os casos de contaminação e que geralmente, a bactéria passa desapercebida”.

A recomendação é que as pessoas não temam aos seus bichos de estimação e estejam atentos aos cuidados básicos de higiene.

O caso 

De acordo com o artigo o homem alemão de 63 anos desenvolveu sintomas semelhantes aos da gripe e apresentou, após algum atraso, sepse grave e púrpura fulminante. A pesquisa diz ainda que ele foi encontrado infectado com C. canimorsus sem lesão por mordida e não demonstrou imunodeficiência ou qualquer outra predisposição típica. Apesar de cuidados intensivos intensivos, suas condições se deterioraram e ele morreu de falha de vários órgãos.

webmaster

Recent Posts

Ex-presidiário é morto e esposa baleada em Nova Viçosa

Weberton Teixeira Carvalho, o “Didi”, de 31 anos, que segundo a polícia, era ex-presidiário, foi…

2 semanas ago

Ita Biker promete adrenalina nas dunas Competição de ciclismo vai reunir mais de 350 atletas

Começa no próximo sábado (21) a competição de ciclismo mais irada do Espírito Santo. O…

3 semanas ago

Denúncia de terceira diplomação pede impugnação da candicatura de Janio Natal em Porto Seguro

Com a decisão de primeira instância, proferida pela 122ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro…

1 mês ago

Após indeferimento de Tomás Édson, ex-vereadora Erlita Freitas é confirmada na vice de Uldurico Júnior

Após o indeferimento da candidatura de Tomás Édson ‘Tomás do PT’, acusado de não ter…

1 mês ago

Justiça Eleitoral de Mucuri cassa candidatura do prefeito Robertinho

A Justiça Eleitoral de Mucuri cassou, no domingo, 8, a candidatura à reeleição do atual…

1 mês ago

Delegado Daniel Souza é o novo titular da Polícia Civil de Mucuri

Assumiu nesta quarta feira (05/09), a titularidade da Polícia Civil no município de Mucuri, o…

1 mês ago