Categories: FeaturedNotícia

Deputada Mirela Macedo quer ações de combate à violência obstétrica

A deputada Mirela Macedo (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que prevê ações para proteger a gestante, parturiente e recém-nascidos em situação de violência obstétrica e neonatal na Bahia, com uma política moral, educativa e punitiva, para prevenir as violências citadas.
“É salutar que o Estado, enquanto garantidor da coletividade, promova ações que visem à humanização da assistência à mulher e ao neonato durante o ciclo gravídico puerperal, principalmente, na divulgação de boas práticas para os profissionais de saúde em geral, além de terceiros que se relacionem com a mulher gestante, parturiente, puérpera e ao recém-nascido”, justificou a deputada. Com o projeto, a parlamentar pretende rechaçar qualquer ofensa ou violência que ocorra contra a mulher em qualquer um desses estados mencionados ou mesmo ao recém-nascido.
Para preservar o momento considerado sagrado para a mulher, que é o parto, a deputada Mirela elenca, no texto apresentado, atitudes que são consideradas violências obstétricas, dentre elas: omissão com queixas e dúvidas da gestante; coagir ou induzir a mulher a um parto cesáreo sem necessidade; sujeitar o recém-nascido ao procedimento de aspiração ou qualquer outro na primeira hora de vida sem antes permitir seu contato com a puérpera e ter tido a chance de ser amamentado.
Os estabelecimentos de saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres devem promover, implantar e divulgar medidas de informação para oferecer informações às gestantes e aplicar sanções administrativas ao funcionário que cometeu uma ou mais condutas citadas no projeto.
“Diversos estados brasileiros já sancionaram leis que visam tal proteção e, não diferente, o projeto apresentado tem por objeto a promoção de medidas de informação as mulheres gestantes. O projeto também delimita condutas que podem ser consideradas violência obstétrica, categorizando os atos, sejam eles físicos ou psicológicos”, explicou Mirela Macedo.
webmaster

Recent Posts

Ex-presidiário é morto e esposa baleada em Nova Viçosa

Weberton Teixeira Carvalho, o “Didi”, de 31 anos, que segundo a polícia, era ex-presidiário, foi…

2 semanas ago

Ita Biker promete adrenalina nas dunas Competição de ciclismo vai reunir mais de 350 atletas

Começa no próximo sábado (21) a competição de ciclismo mais irada do Espírito Santo. O…

3 semanas ago

Denúncia de terceira diplomação pede impugnação da candicatura de Janio Natal em Porto Seguro

Com a decisão de primeira instância, proferida pela 122ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro…

1 mês ago

Após indeferimento de Tomás Édson, ex-vereadora Erlita Freitas é confirmada na vice de Uldurico Júnior

Após o indeferimento da candidatura de Tomás Édson ‘Tomás do PT’, acusado de não ter…

1 mês ago

Justiça Eleitoral de Mucuri cassa candidatura do prefeito Robertinho

A Justiça Eleitoral de Mucuri cassou, no domingo, 8, a candidatura à reeleição do atual…

1 mês ago

Delegado Daniel Souza é o novo titular da Polícia Civil de Mucuri

Assumiu nesta quarta feira (05/09), a titularidade da Polícia Civil no município de Mucuri, o…

1 mês ago