Categories: FitnessSaúde

Anticoncepcional: cuidados que devem ser tomados para que ele não perca o efeito

De acordo com estatísticas, nove meses após o verão nascem mais bebês, ou seja, as pessoas namoram mais durante a estação do calor. Portanto, para evitar uma gestação não planejada é importante tomar alguns cuidados, mesmo que a mulher já faça uso da pílula, seus efeitos podem ser bastante reduzidos caso ela seja exposta a algumas situações que fogem do comum.

De acordo com a ginecologista e sexóloga Lorena Baldotto, os contraceptivos hormonais são os preferidos das brasileiras, especialmente, a pílula. “As pílulas são medicações consideradas muito seguras quando a intenção é prevenir a gestação, porém alguns fatores podem interferir na eficiência, um dos principais é o esquecimento. Depois de três horas do horário habitual de tomar a pilula, o efeito já é prejudicado. Deve-se tomar um comprimido por dia, sempre no mesmo horário”, disse a médica.

A médica disse ainda que é interessante colocar um horário que seja fácil para administrar a medicação, como por exemplo, ao acordar. Deixar a cartela na cabeceira da cama com água, ou consumi-lo sempre no horário de alguma refeição que seja regrada. O importante é adaptar o uso a uma rotina, assim o esquecimento fica mais difícil de acontecer.

Outras questões também muito importantes podem comprometer a eficácia desses remédios. “O uso de alguns medicamentos como antibióticos e anticonvulsivantes; alimentos ou medicamentos que atrapalhem a absorção intestinal, as inflamações intestinais; diarreia ou vômitos. Se passar por qualquer dessas situações e quiser evitar a gestação é importante que outro método contraceptivo seja utilizado paralelamente a pílula por pelo menos mais um mês”, disse Lorena.

Um método muito utilizado e recomendado por ginecologistas, nesses casos, é usar também a camisinha, seja ela a masculina ou a feminina. É importante lembrar que o uso de antibióticos e anticonvulsivantes podem cortar o efeito de qualquer método contraceptivo que seja hormonal, seja ele pílula, injetável, DIU hormonal, adesivos e outros. .

Tipos de anticoncepcionais e a probabilidade de engravidar:

– Pílula: esquecer a pílula ou tomar de forma inconstante e misturada com outros remédios, aumenta suas chances de engravidar de 0,3% para 8%.

– Adesivo: Esquecer de trocar o adesivo ou recolocá-lo na hora errada aumenta 7,7% as chances de engravidar, que passam de 0,3% para 8%.

– Anel vaginal: Se ele não for inserido de maneira imprópria, as chances de engravidar vão de 0,3% a 8%.

– DIU hormonal: As chances são apenas de 0,2%. O mais seguro até então.

– DIU de cobre tem 0,7% de chance.

– Anticoncepcional injetável: Se o remédio não for conservado de maneira correta ou se você errar a data de tomá-lo as chances de engravidar utilizando esse método passa de 0,05% para 3%.

– Sem método contraceptivo: Nesse caso, o risco de engravidar sobe para 85%.

webmaster

Recent Posts

Ex-presidiário é morto e esposa baleada em Nova Viçosa

Weberton Teixeira Carvalho, o “Didi”, de 31 anos, que segundo a polícia, era ex-presidiário, foi…

2 semanas ago

Ita Biker promete adrenalina nas dunas Competição de ciclismo vai reunir mais de 350 atletas

Começa no próximo sábado (21) a competição de ciclismo mais irada do Espírito Santo. O…

3 semanas ago

Denúncia de terceira diplomação pede impugnação da candicatura de Janio Natal em Porto Seguro

Com a decisão de primeira instância, proferida pela 122ª Zona Eleitoral, que deferiu o registro…

1 mês ago

Após indeferimento de Tomás Édson, ex-vereadora Erlita Freitas é confirmada na vice de Uldurico Júnior

Após o indeferimento da candidatura de Tomás Édson ‘Tomás do PT’, acusado de não ter…

1 mês ago

Justiça Eleitoral de Mucuri cassa candidatura do prefeito Robertinho

A Justiça Eleitoral de Mucuri cassou, no domingo, 8, a candidatura à reeleição do atual…

1 mês ago

Delegado Daniel Souza é o novo titular da Polícia Civil de Mucuri

Assumiu nesta quarta feira (05/09), a titularidade da Polícia Civil no município de Mucuri, o…

1 mês ago