Programa Municipal de controle ao tabagismo revela resultados satisfatórios em Mucuri

Publicado em: Julho 19, 2019

Dados de 2018 apontam que, no Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa do tabagismo. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) no ano passado e os dados são alarmantes.

Para alertar a comunidade sobre o problema e oferecer acompanhamento aos interessados, o Governo Municipal em Mucuri, por meio da Secretaria de Saúde, executou durante seis meses o Programa Municipal de controle do Tabagismo.

Por meio do programa, quem desejava deixar o tabagismo no passado, pôde contar com acompanhamento adequado – psicóloga (que ofereceu semanalmente também aplicação de auriculoterapia, uma técnica chinesa que combate a ansiedade), medicamentos gratuitos, como os adesivos de nicotina, dicas de alimentação e muito mais.As ações foram realizadas nos bairros Aroeira, Ettore Gazzinelli e no centro da cidade de Mucuri e envolveram diversos profissionais da comunidade feminina da saúde pública municipal, dentre elas, médicas, psicólogas, nutricionistas e enfermeiras.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 e sua equipe ficou disponível para os atendimentos as 15 pessoas que se propuseram a deixar o vício e aderiram ao tratamento. Delas, 11 pararam de fumar, resultado muito comemorado pela equipe envolvida.

Para o prefeito Carlos Simões, que é médico, o seu governo tem pensado em ações com o compromisso de proporcionar saúde, vida saudável e bem-estar aos seus cidadãos. E em relação ao cigarro, são poucos fumantes que conseguem largar o cigarro sozinhos.“São poucos os que conseguem parar sem ajuda. A escolha é feita pelo fumante com a ajuda do profissional de saúde que o acompanha. Implantamos em Mucuri um atendimento especializado, que é encontrado gratuitamente na rede pública de saúde”, desta o prefeito Carlos Simões.

Facebook Comments


DEIXE SEU COMENTÁRIO

RADAR 101 ONLINE


Siga as redes sociais