Publicado em: Agosto 13, 2023
A emoção tomou conta da cerimônia de formatura da primeira turma dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e em Vigilância em Saúde, com ênfase no Combate às Endemias (ACE) de Mucuri, realizada na tarde desta sexta-feira (11), no Auditório Rosalvo Francisco da Silva, da Câmara Municipal.
O Programa Saúde com Agente, é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS, objetivando oferecer qualificação técnica para os agentes de saúde em todo o país, instrumentalizando os alunos a realizar o diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da Atenção Básica.
No total, 97 profissionais concluíram as formações e tiveram a oportunidade de receber a diplomação das autoridades municipais. A formatura teve a participação do chefe de gabinete, advogado Robson Carlos, representando o Prefeito Robertinho, o Secretário Municipal de Saúde, bioquímico Fernando Gonçalves Jardim, a coordenadora da Atenção Básica de Mucuri, enfermeira Larissa Lamonato, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Érica Marx, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiano Correia Alves, preceptores das turmas concluintes e demais profissionais da rede municipal de saúde.
Recepcionando aos formandos e familiares, o secretário de Saúde iniciou as saudações, celebrando a conquista para pessoal de cada profissional, como também o enorme ganho para a comunidade e gestão. “Fechamos um dos ciclos de capacitação, investimento e valorização de uma categoria tão importante na estrutura de saúde. Esta vitória não é somente de vocês formandos, é também da comunidade que recebe profissionais. Nunca desistam diante de uma dificuldade, persistam e conquistem grandes vitórias”, comentou.
O secretário pontuou a necessidade de reconhecer o esforço do Prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB) em viabilizar a adesão do município de Mucuri a este programa. “Agradeço à sensibilidade do prefeito por sempre acreditar que podemos fazer o melhor e investir em nosso povo. Nossa gratidão geral também aos preceptores, enfermeiros e toda equipe que se empenhou no último ano para a formação desta turma”, celebrou o secretário. A coordenadora da Atenção Básica, Larissa Lamonato parabenizou a todos por esta conquista. “O agente é nosso elo principal dentro da comunidade, então a Atenção Primária em Saúde jamais funcionaria sem o Agente Comunitário de Saúde. Vocês têm uma função primordial e o nosso objetivo é qualificar cada vez mais o trabalho de vocês para termos um cenário melhor na saúde municipal. Celebrem cada momento desta noite, vocês merecem comemorar esta vitória”, disse.
Um dos momentos de maior emoção foi a entrega dos canudos aos formandos, onde familiares expressaram alegria e orgulho por presenciar mais um passo no crescimento profissional dos ACS’s e ACE’s.
Para o agente comunitário de saúde do PSF04 no distrito de Itabatã, Jovenita Anísio, mesmo trabalhando há 18 anos, a experiência proporcionada pelo curso foi gratificante e vai resultar em muitos benefícios às comunidades. “Na área da saúde sempre há o que aprender, esse estudo atualizou a forma de aferição de pressão e glicemia, por exemplo, que para nós foi um bom diferencial. Desejo que meus colegas não desistam do estudo, de buscar um profissionalismo, assim como aqueles que ainda não têm uma profissão”, destacou.
A agente comunitária de saúde Francielle Neves, que atua no PSF02 em Cruzelândia, mesmo com 8 anos de experiência, ainda não tinha curso técnico e em alegria comentou sobre a oportunidade. “É muito importante para nossa rotina e para a comunidade de Cruzelândia, que agora vê o retorno dos profissionais já formados. Os agentes estão altamente capacitados nas situações de emergência, orientando sobre as ações e esclarecendo as dúvidas da população”, explicou.
Ao final, todos os formados receberam um kit individual composto por uma bolsa de trabalho, colete e chapéu. E os que se formaram em Técnico em Agente Comunitário de Saúde receberão nas suas Unidades aparelhos de pressão digitais, oxímetros e glicosímetros para avaliarem os usuários durante a realização das próprias visitas domiciliares.
Facebook Comments