Categories: FeaturedNotícia

Olívia quer criar política “Vini Jr.” para combater o racismo nos estádios

A deputada Olívia Santana (PC do B) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto de lei que institui a Política Estadual “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e nas arenas esportivas. A iniciativa tem como objetivo transformar esses espaços em ambientes acolhedores para toda a comunidade esportiva, em linha com os princípios de justiça, democracia e igualdade.

De acordo com Olívia, o projeto é uma resposta às recorrentes manifestações de racismo enfrentadas por atletas como Vinícius Junior, do Real Madrid, que desde 2021 tem sido alvo de xingamentos e agressões racistas em estádios na Espanha. A parlamentar destacou a importância de coibir o ódio racial e punir os agressores, rompendo com a omissão e a leniência que têm estimulado tais ataques.

A política “Vini Jr.” estabelece uma série de ações, tanto obrigatórias quanto facultativas, para combater o racismo nos espaços esportivos. Entre as medidas obrigatórias estão a divulgação de campanhas educativas durante os eventos esportivos, a interrupção imediata de partidas em caso de manifestações racistas e a criação de um “Protocolo de Combate ao Racismo”, que prevê a intervenção de autoridades presentes nos estádios e a comunicação imediata às autoridades competentes.

Além disso, a lei amplia o entendimento de racismo para incluir os atos ofensivos contra pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, equiparando-os à discriminação racial, conforme definido pelo Supremo Tribunal Federal. “Também é preciso combater com o mesmo peso as violações dos direitos dessa parte significativa na nossa população”, explicou Olívia, na justificativa da proposição.

Segundo a deputada, projetos de lei com teor semelhante já foram aprovados em outros estados como Rio de Janeiro e São Paulo, “por ser medida urgente para enfrentar o ódio, o racismo e a LGBTFobia, na certeza de que estamos na trilha certa, na estrada correta da justiça, democracia e igualdade”. Para ela, o combate a essas “práticas nefastas” exige a responsabilidade de toda a sociedade e “representa um passo importante na trilha da justiça, democracia e igualdade”.

webmaster

Recent Posts

Pré-candidata a Vereadora Edicelia Teixeira Recebe Dr. Cirne para Bate-papo com a Comunidade

Na noite de sexta-feira, 17 de maio, de 2024, a pré-candidata a vereadora Edicelia Teixeira…

6 horas ago

Polícia Civil de Mucuri prende vigia suspeito de cometer crimes em áreas da Suzano

O veículo do acusado, que não teve divulgado, foi interceptado no KM 57 da BA-698,…

3 dias ago

Com apoio da Suzano, Das Pretas lança plataforma de Ensino à Distância com cursos gratuitos

A Rede Fortalece é uma iniciativa dedicada ao fortalecimento do empreendedorismo periférico que possui uma rede…

4 dias ago

Morre o ex-prefeito Wagner Mendonça, um homem público que inspirou gerações em Teixeira de Freitas

Por Athylla Borborema O médico e ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Wagner Ramos de Mendonça,…

4 dias ago

Cicom de Teixeira de Freitas passa a atender as 13 cidades do extremo sul

A digitalização do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Teixeira de Freitas, entregue nesta segunda-feira…

5 dias ago

Morre em São Mateus-ES., jovem vítima de acidente de carro no município de Mucuri

Não resistiu aos ferimentos que sofrera após um grave acidente automobilístico ocorrido na manhã de sábado,…

5 dias ago