Teixeira de Freitas já aplicou mais de 50 mil doses de vacina contra a Covid-19

0

Após o drive realizado pela Prefeitura Municipal no domingo (21), quando 1282 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em pessoas com 43 anos ou mais, Teixeira de Freitas passou da marca das 50 mil doses aplicadas.

De acordo com o último vacinômetro contabilizado pela Vigilância Epidemiológica, o município recebeu 40.090 doses de Dose 1 e aplicou 37.786, ou seja, 94,2% dos imunizantes que foram enviados para a cidade já foram utilizados para proteger a população. A média da Bahia é de 91,7% de aplicação de primeira dose, colocando a cidade do Extremo Sul acima do que se tem atingido a nível estadual.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Rosidalva Barreto, encontra-se ainda uma dificuldade na aplicação da Dose 2, visto que muitas pessoas não têm retornado para garantir a imunização completa: “Em relação à Dose 2, recebemos 18.360 e aplicamos 12.608, ou seja, 68,6%, o que nos deixa preocupados. Estamos atuando com a Atenção Básica, eles já fizeram a busca dessas pessoas, e pedimos que a população procure também as Unidades Básicas de Saúde, visto que apenas com a segunda dose você fica seguro”.

O prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, aponta que o objetivo é vacinar assim que as doses são recebidas: “Não queremos ficar com estoque, vacina tem que estar no braço da população. Por isso, a minha orientação é que as ações sejam intensificadas para que esse nosso percentual de aplicação seja sempre bem alto, garantindo a saúde do teixeirense”.

A secretária de Saúde, Cristiane de Almeida Cerqueira, explica ainda que a cidade tem conseguido receber novas doses do imunizante justamente por estar com um alto percentual de aplicação: “Quando disponibilizamos a vacina nas Unidades Básicas de Saúde, conseguimos atingir um público grande, são mais de duas mil vacinas em uma única ação. Não temos medido esforços para que Teixeira de Freitas seja exemplo de vacinação para a Bahia”.

Nesta semana, quem está apto para tomar a Dose 2 de Coronavac pode comparecer à UBS do Wilson Brito nesta quinta, 24, entre 7h e 10h30 com os documentos de identificação e o cartão com registro da 1ª dose. No caso da Astrazeneca, é feito agendamento diariamente em todas as UBS.

Facebook Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here