Categories: FeaturedNotícia

Lula decide não deixar a prisão para se encontrar com familiares em quartel: ‘Seria um vexame’, diz advogado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não deixar a prisão, em Curitiba, nesta quarta-feira (30), para encontrar familiares em uma unidade militar, após a morte de um de seus irmãos. Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, morreu de câncer na manhã de terça-feira (29), aos 79 anos.

“Seria um vexame”, disse o advogado Manoel Caetano Ferreira, em entrevista concedida em frente à Superintendência da Polícia Federal (PF), onde Lula está preso desde sete de abril. Ele disse que o ex-presidente não se submeteria a essa decisão avaliada como tardia.

A saída do ex-presidente foi autorizada no início da tarde pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de plantão no recesso do Judiciário. O corpo de Vavá foi enterrado às 13h em São Bernardo do Campo (SP).

Lula havia pedido na terça-feira para comparecer ao enterro, mas o pedido foi negado pela juíza da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Carolina Lebbos, e mantida pelo desembargador Leandro Paulsen, do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4).

O despacho da juíza Carolina Lebbos seguiu as manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público, que afirmavam que não havia tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do irmão de Lula e que, apesar de previsto na lei, não há garantia de que o benefício seja concedido em todos os casos.

Toffoli, no entanto, assegurou o direito de Lula de se encontrar com os familiares em uma unidade militar.

‘Direito humanitário’

No pedido apresentado ao STF, a defesa argumentou que a Lei de Execução Penal prevê o “direito humanitário” de o ex-presidente comparecer ao velório.

Segundo a norma, os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios podem obter permissão para sair da cadeia, desde que escoltados, quando há o falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão.

Os advogados do ex-presidente ainda relembraram episódio da década de 1980, quando mesmo preso durante a ditadura militar, Lula obteve autorização para comparecer ao velório da mãe, Eurídice Ferreira Mello, a Dona Lindu.

Condenação e prisão

O ex-presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisãoem julho de 2017.

Em janeiro de 2018, o TRF4 confirmou a sentença e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e 1 mês de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP).

No dia 7 de abril, Lula se entregou à Polícia Federal, e desde então está preso na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense.

webmaster

Recent Posts

Rosildo Da Bello homenageia as mães de Nova Viçosa e região no Dia das Mães

Pré-candidato a vereador pelo PSB expressa gratidão e reconhecimento às mães em ocasião especia Neste…

1 dia ago

Dr. Cirne Prestigia Visita do Presidente Lula na Inauguração do Hospital Costa Das Baleias em Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira 10 de maio de 2024 , o pré-candidato Dr. Cirne do PSB marcou…

2 dias ago

Ana Cláudia Souza: Uma Voz para a Comunidade Pesqueira de Alcobaça

Ana Cláudia Souza, uma verdadeira conterrânea de Alcobaça, está pronta para assumir um papel de…

2 dias ago

Prefeito Zico de Baiato e Governador Jerônimo Rodrigues impulsionam desenvolvimento com inaugurações e anúncio de novas obras

O prefeito Zico de Baiato recebeu com entusiasmo o governador Jerônimo Rodrigues em um evento…

5 dias ago

Renata Serafim: Uma Nova Perspectiva para Alcobaça

Nascida em Boa Esperança (ES) e morando em Alcobaça (BA) há duas décadas, Renata dos…

5 dias ago

Dr. Cirne Acompanha Agenda do Governador Jerônimo Rodrigues em Alcobaça

Na manhã desta terça-feira, 7 de maio, o empresário e pré-candidato a prefeito de Nova…

6 dias ago